TRT da 20ª Região realiza condecoração da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2023
- Publicado: Terça, 14 Novembro 2023
O TRT da 20ª Região (TRT-20) realizou, na tarde da última segunda-feira, 13/11, a solenidade de condecoração da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista 2023 (OSMT/2023). A corte trabalhista do Regional, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Augusto César Leite de Carvalho, representando o presidente do TST, Lelio Bentes Corrêa, o procurador-chefe do MInistério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Marcio Amazonas Cabral de Andrade e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe (OAB/SE), Danniel Alves Costa, compuseram a mesa de honra do evento.
A solenidade foi realizada no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho de Sergipe e contou com a presença de magistrados(as) e servidores(as) do TRT-20, advogados(as), familiares e amigos dos agraciados nos graus Grã Cruz, Grande Oficial e Oficial.
Entre as autoridades do sistema de justiça de Sergipe presentes no evento, estavam o procurador-geral do Estado, Carlos Pinna Junior, representando o governador de Sergipe; o procurador-geral do Município de Aracaju, Sidney Amaral, representando o prefeito de Aracaju; a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, representando o presidente do TJSE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, e a juíza federal Lidiane Vieira Bomfim Pinheiro de Meneses, diretora do Foro da Seção Judiciária de Sergipe.
O Coral da 20ª Voz, sob a regência da maestrina Daniela Faber, cantou o Hino Nacional e o Hino de Sergipe e homenageou os presentes com as músicas “Ameno”, de Guy Protheroe e Eric Levi; “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e “Veja (Margarida), de Vital Farias, na abertura da OSMT 2023.
A insígnia, no Grau Grã Cruz, foi entregue ao procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Márcio Amazonas Cabral de Andrade, como membro nato da Ordem; à desembargadora do TRT-11 Ruth Barbosa Sampaio; à desembargadora do TJSE Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade e à desembargadora do TRT-23 Maria Beatriz Theodoro Gomes.
No Grau Grande Oficial, a insígnia foi entregue ao comandante-qeral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, Alexsandro Ribeiro de Souza; à superintendente regional da Polícia Federal no Estado de Sergipe, Aline Marchesini Pinto; ao comandante da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército, André Sodré Lira Brandão; ao comandante do 28° Batalhão de Caçadores, Leandro César Pimentel Alves; ao juiz do TRT-20, Otávio Augusto Reis de Souza; à juíza do trabalho substituta do TRT-20, Maria Gizélia Lima de Barros; aos advogados Wesley Oliveira Costa e Gilberto Alves Feijão, que, impossibilitado de comparecer, foi representado por Domingos Pascoal de Melo, e ao juiz titular da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema, do TRT-19, Henrique Costa Cavalcante.
Já no Grau Oficial, a honraria foi entregue à assistente de Gabinete da Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim Leila Ornellas Tourinho; ao assessor do Gabinete do Desembargador Josenildo dos Santos Carvalho Antônio Maurício Pereira Santos; à enfermeira Maria da Conceição Mendonça Costa; ao médico endocrinologista Alexandre Rocha Andrade; aos agentes de Polícia Judicial do TRT-20 José Pedro da Cruz Pereira, Marcelo Santana e Joselin Clementino do Prado Nascimento; e ao funcionário terceirizado do TRT-20, Antônio Valter dos Santos.
As insígnias são concedidas anualmente pelo Conselho da Ordem Sergipana do Mérito Trabalhista com o objetivo de homenagear e reconhecer os esforços de pessoas ou instituições que se destacaram em suas atividades e profissões ou serviram de exemplo para a sociedade.
Homenagem ao ministro Augusto César Leite de Carvalho
Após a entrega das insígnias, o desembargador José Augusto do Nascimento fez uma homenagem ao ministro Augusto César Leite de Carvalho, em nome do TRT da 20ª Região, presenteando-o com a medalha comemorativa aos 30 anos da Justiça do Trabalho em Sergipe.
“O ministro Augusto César Leite de Carvalho foi juiz de carreira deste Tribunal, juiz substituto, depois juiz titular. Nós trabalhamos juntos muitos anos e, mais do que tudo isso, nós estamos hoje aqui sentados neste auditório, trabalhando neste complexo da Justiça do Trabalho, graças ao ministro Augusto César Leite de Carvalho, que foi um dos grandes idealistas da implantação desses prédios, ao lado do querido amigo desembargador Eliseu Pereira do Nascimento, que implantou a pedra fundamental, do ministro Simpliciano Fontes, que nos ajudou muito quando ministro do TST, e de outros grandes colegas, porque essa implantação não foi apenas em uma gestão, mas aconteceu graças ao ministro Augusto César. Nós devemos muito a ele”, declarou o presidente do TRT-20.
O desembargador José Augusto do Nascimento completou, ainda: “estamos comemorando os 30 anos da instalação do nosso Tribunal aqui em Sergipe, desenvolvendo uma série de realizações e, entre essas ações, o Tribunal instituiu uma medalha comemorativa aos 30 anos. Seria um grande pecado da minha parte, com a honra da presença física do ministro Augusto César aqui, não fazermos esse reconhecimento. Eu me sinto emocionado por ter a honra e a satisfação de passar ao ministro essa singela, mas tão significativa homenagem para todos nós”, afirmou o magistrado.
O ministro Augusto César Leite de Carvalho, que compareceu ao evento para prestigiar a irmã, a desembargadora do TJSE, Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, uma das homenageadas com a insígnia no Grau Grã Cruz, falou da honra e emoção ao receber do TRT-20 a moeda comemorativa aos 30 anos da Justiça do Trabalho em Sergipe.
“A emoção cabe com muito maior proporção ao coração de quem recebeu a homenagem, ainda mais neste momento, com uma parte tão significativa de toda minha família, presente. É uma alegria ter minha irmã recebendo uma comenda do Grau Grã Cruz aqui no TRT da 20ª Região. Quando eu soube, me desloquei imediatamente até Aracaju porque essas duas instituições, família e TRT da 20ª Região, quando se aproximam é porque estão em sintonia e eu preciso muito dessa energia próxima a mim. A minha oração é só de agradecimento, mas quero dizer que me vejo representado em cada pedra destes edifícios. E reconheço, como o doutor José Augusto, que se não houvesse a iniciativa do doutor Eliseu Nascimento e do doutor Josenildo Carvalho, que aprovou e licitou essas obras, hoje não estaríamos aqui. Eu tive apenas o prazer de desenvolver os trabalhos, com a colaboração muito preciosa do doutor Tadeu Nascimento e do doutor Maurício, que estavam presentes na obra. Foi uma equipe muito boa que, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil e com o Ministério Público do Trabalho, se empenhou para que não houvesse qualquer mácula na execução dessa obra. E, hoje, estamos aqui”, comemorou.
O ministro destacou, ainda, que a medalha comemorativa aos 30 anos da Justiça do Trabalho em Sergipe ficará exposta em seu gabinete, em Brasília, como um símbolo de sua identidade. “Eu me sinto identificado. Eu penso que cada abraço que recebi de colegas e servidores, na verdade, indica aquilo que é a minha identidade. E a minha identidade, onde quer que eu vá, se traduz naquilo que vejo e que todos nós vemos nesta instituição do Tribunal do Trabalho da 20ª Região. Então essa medalha é muito significativa para mim, doutor José Augusto, e quem chegar ao meu gabinete, em Brasília, não vai perceber qualquer outro aformoseamento ou símbolo identificador da minha personalidade que não seja esta medalha exposta para todos que se apresentarem ali para nos visitar, quer como colegas, quer como integrantes do Ministério Público. Agradeço muito essa homenagem”, ressaltou o ministro Augusto César Leite de Carvalho.
Confira as fotos do evento:
Texto e fotos por Moema Lopes
Ascom TRT-20