• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

73fbcb2f-ec36-412c-bfa4-aed7e2883d84.jpg

O presidente do TRT da 20ª Região (TRT-20), desembargador José Augusto do Nascimento, participa até esta sexta-feira, 17/11, no TRT da 6ª Região/Pernambuco (TRT-6), do “I Encontro Nacional de Presidentes e Coordenadores de Comissões de Segurança Institucional de Tribunais Regionais: Polícia Judicial e Segurança no Poder Judiciário”. O evento foi organizado pela Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI) do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) em conjunto com a Comissão Permanente de Segurança Institucional do TRT-6 e tem por objetivo discutir aspectos técnicos, institucionais e de cooperação na área.

O desembargador José Augusto, que também é presidente da CPSI do Coleprecor, proferiu a palestra de abertura do evento ocorrida na quinta-feira, 16/11, com o tema: “Panorama da Segurança Institucional nos Tribunais Regionais do Trabalho”. 

Em sua abordagem, o presidente do TRT-20 revelou a paixão que nutre pelo tema da segurança institucional do Poder Judiciário. Ele chamou a atenção para a necessidade de as instituições zelarem por sua segurança, o que corresponde a cuidar da própria imagem institucional. O desembargador manifestou o desejo de que o evento desperte nos participantes, que presidem as comissões de segurança nos Regionais, o sentimento de construir no Judiciário uma segurança “mais estruturada e eficiente, para que magistrados e servidores da Justiça tenham plenas condições de realizarem suas atividades, sem riscos e/ou ameaças de qualquer espécie”, finalizou o presidente do TRT-20.

A segunda palestra da manhã, com tema: “A Segurança Institucional no Poder Judiciário”, foi ministrada pelo presidente da CPSI do TRT-6, desembargador Paulo Alcântara, que relacionou a questão da segurança institucional a algumas reflexões filosóficas.

Além de representantes de todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país, o evento contou, ainda, com a participação de membros de outros ramos do Poder Judiciário, como os desembargadores Fausto de Castro Campos (Tribunal de Justiça de Pernambuco), Leonardo Augusto Nunes Coutinho (Tribunal Regional Federal da 5ª Região); e a procuradora Ana Carolina Lima Vieira (procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco). 

A programação ainda vai abordar temas como a evolução da Polícia Judicial e sua autonomia, a importância do estreitamento dos laços institucionais para a atividade de inteligência e a segurança institucional como centro das atenções contemporâneas do judiciário.

Ascom TRT-20
(com informações do TRT-6)