Coral 20ª Voz alegra a tarde de pessoas assistidas pela Casa de Passagem Freitas Brandão
- Publicado: Sexta, 15 Dezembro 2023
Uma apresentação natalina do Coral 20ª Voz, do TRT da 20ª Região (TRT-20), levou alegria e esperança para as pessoas em situação de rua assistidas pela Casa de Passagem Freitas Brandão, na tarde da última quinta-feira, 15/12. A ação do Subcomitê PopRuaJud do TRT-20, coordenado pelo desembargador Thenisson Santana Dória, atende às diretrizes da Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, instituída pela Resolução no 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Nós estamos em final de ano, época de Natal, mas todo o sistema de Justiça hoje vem adotando uma política de atenção a pessoas em situação de rua desde a pandemia, porque os números só crescem. Então, é de fundamental importância que o Poder Judiciário, em conjunto com os equipamentos de assistência, com as instituições e com os órgãos que promovem a cidadania se unam para que tenhamos um olhar de empatia e de atenção às pessoas em situação de rua, porque essa é uma população invisibilizada, que é colocada à margem da sociedade e que não é sequer documentada”, destacou o desembargador Thenisson Dória.
O magistrado ressaltou que foi por essa razão que foi implementado em Sergipe o Comitê PopRuaJud. “É o Comitê que, em atenção a essa população, tem todo o sistema de Justiça integrado. Nós realizamos uma ação em agosto que muito nos emocionou, que foi o mutirão, e quando de lá saíram pessoas alimentadas, com cabelos cortados, com roupas, bem vestidas, com benefícios conseguidos e com sua dignidade resgatada, entendemos o quão é fundamental e importante que tenhamos esse olhar mais voltado para essas pessoas. Agora estamos no Natal, um momento de alento, solidariedade, fraternidade e muito amor e eu espero que aqui nesta casa de passagem todos tenham o seu acolhimento. O que precisarem nós estamos às ordens. Kelly é o nosso canal e pode acionar o Comitê PopRuaJud para que nós possamos resgatar e conceder toda dignidade que vocês merecem”, afirmou o desembargador Thenisson Dória.
Para a coordenadora da Casa de Passagem e educadora social, Kelly Silveira Teles, ações como essa ajudam no desenvolvimento e fortalecimento do processo de cidadania da população que vive em condições de vulnerabilidade social. “Para o combate da invisibilidade das pessoas em situação de rua, nós precisamos de elos, de pontes, de pessoas que acreditem nisso. É muito bonito a gente dizer acredite em você, tenha esperança, vá em frente, mas se a gente não busca um mecanismo, nada disso vale. A gente precisa criar essas pontes e possibilidades para que essas pessoas entendam que isso é possível. Neste ano, tive a grata surpresa e a felicidade de conhecer o doutor Thenisson no Mutirão do PopRuaJud Aju, que aconteceu em agosto. Foi nessa ocasião que eu entendi que não estava sozinha nessa caminhada de fortalecimento e de pertencimento dessa população a esse mundo que é de todos nós. Ninguém está às margens da sociedade, todos nós estamos nessa sociedade e se não começarmos a enxergar isso as coisas vão piorar para todos”, afirmou a coordenadora.
A desembargadora Vilma Leite Machado Amorim e servidores(as) do TRT-20 prestigiaram a apresentação do Coral 20ª Voz, regido pela maestrina Daniela Fabber. Ao final, o desembargador Thenisson Dória saudou todos que participaram do evento e os integrantes do Coral. “Agradecemos muito e estamos tocados e emocionados com o nosso Coral, que pôde sair da redoma, que é o nosso Tribunal, e chegar aqui neste abrigo”, agradeceu o magistrado.
Por Moema Lopes
Ascom TRT-20