• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Foto: Ascom_TRT20

TRT de Sergipe mantém seu compromisso com a qualidade

Após um processo de Recertificação pela Norma NBR ISO 9001:2008, o Instituto de Certificação Qualidade Brasil, ligado à Federação das Indústrias do Estado de Goiás, na qualidade de Instituto Certificador desta Norma, aprovou os documentos, processos e práticas do Sistema de Gestão da Qualidade do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e emitiu o Certificado, com validade de 3 anos e que assegura que o nosso Sistema de Gestão está de acordo com esta Norma Internacional.

A novidade no processo pelo qual o TRT passou é que o nível de exigências aumentou em relação à amplitude do Sistema de Gestão da Qualidade fazendo com que a organização busque um funcionamento mais próximo da excelência e que refletirá no aumento do padrão de exigência das próximas auditorias de manutenção.

Os ganhos aparecem tanto internamente quanto externamente

O desafio de implementar um Sistema da Qualidade e de fazê-lo evoluir traz ganhos para os usuários pois a previsibilidade e organização da prestação de serviço ajuda na manutenção da estabilidade das rotinas de trabalho, no treinamento e qualificação dos servidores e na facilidade com que os usuários têm suas demandas atendidas.

Para os servidores e magistrados o ganho se traduz numa organização que privilegia o pensar-agir mais do que o executar mecanicamente as atividades, pois tudo é racionalizado da melhor forma possível, de uma forma otimizada, fazendo com que o ambiente de trabalho ganhe um novo brilho. O Sistema da Qualidade, inclusive, prevê a preocupação com o ambiente de trabalho, especificamente no que diz respeito às relações interpessoais.

Uma história de evolução que já faz 20 anos

O TRT de Sergipe, desde a sua instalação, vem se caracterizando como uma organização que evolui consistentemente, sem retrocessos, agregando as melhores práticas tanto gerenciais quanto operacionais. O zelo existente na organização propicia um ambiente fértil para a absorção de novos conhecimentos e para uma prestação de serviços com foco nos usuários, sem perder de vista o fator humano.

Há dez anos teve início a implementação do conhecimento sobre as Normas Internacionais da Qualidade e a organização persiste e evolui em torno desta iniciativa, demonstrando com ações o quanto esta prática contribui para a consolidação dos mais diversos projetos.

O futuro que se avizinha

Ante as mais recentes iniciativas, como a implantação dos escritórios de projetos estratégicos e de tecnologia da informação, associado ao projeto de implementação do PJe-JT, o TRT adquirirá novas feições.

O cenário futuro é por demais alvissareiro com a perspectiva de um trabalho mais ágil, seguro e ainda mais consistente. E estas não serão as únicas novidades que veremos no ano corrente, pois existem outros sistemas sendo concebidos para a melhoria da qualidade da gestão, privilegiando a economicidade e evitando a redundância de iniciativas em torno de um mesmo objetivo.

Fonte: Assessoria de Gestão Estratégica (AGE)