Mulheres participam de mesa interativa promovida pela UFS, com o apoio do Getrin-20
- Publicado: Segunda, 11 Março 2024
Um momento para interagir com outras mulheres, para falar sobre as doçuras e amarguras enfrentadas no dia-a-dia do trabalho e suas repercussões nos diferentes aspectos da vida e para ouvir outras mulheres. Assim foi a mesa interativa em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20), no dia 8/3, no auditório do Centro de Simulação e Práticas da UFS, em Lagarto, com mulheres de diferentes categorias profissionais.
O evento, coordenado pela professora doutora Cátia Maria Justo, do Departamento de Medicina da UFS, campus de Lagarto, e membro do getrin-20, contou com a participação da auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego em Sergipe (MTE/SE) e membro do Getrin-20, Roseniura Santos, que falou sobre a Lei Nº 14.611 de 3 de julho de 2023, que dispõe sobre a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, sua importância e aplicação, e a necessidade do envolvimento da coletividade para sua efetividade.
Participaram, ainda, da mesa interativa com explanações de diversos temas relacionados à mulher, a médica de Medicina de Família e Comunidade (MFC), Nathália de Mattos Santos; as pedagogas da rede estadual de Lagarto, Edivânia Nunes e Lucia Moraes, ambas ativistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE); a enfermeira, gerente da Unidade Básica de Saúde José Antônio Maroto, Meiriele de Jesus; a gerente da Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova, Cleide Wilze Oliveira Prata; a agricultora familiar e secretária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (SINTRAF), Verônica Souza Santos Oliveira e a professora, farmacêutica, chefe do Departamento de Medicina da UFS/Lagarto, Luciana Nalone.
A abertura da mesa interativa contou com a presença do diretor do campus de Lagarto, professor doutor Makson Gleydson Brito de Oliveira, que ressaltou a importância desse tipo de evento extensionista, como uma das missões da UFS. No decorrer do evento, as mulheres falaram de suas experiências laborais e do enfrentamento de mazelas sociais que persistem no cenário brasileiro, atingindo especialmente as mulheres, pobres e afrodescendentes. Todas as participantes da ação intercalaram suas falas com as das demais pessoas da roda, seguindo a proposta metodológica adotada para a mesa interativa.
O evento também contou com a participação de homens feministas, entre eles o presidente do SINTRAF, Evandro da Silva; o agricultor aposentado, Ginaldo Correia de Andrade, além de professores do SINTESE, e de um médico do MFC.
Ascom TRT/SE