• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Nas manhãs de segunda-feira e terça-feira, 15 e 16/7, o Tribunal Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) realizou a doação de aproximadamente 4,5 toneladas de papéis para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), oriundos de 6.578 processos judiciais físicos, eliminados de unidades judiciárias.

De acordo com a chefe do Arquivo Geral do Regional, Maria de Lourdes Souza, após terminar o prazo de guarda no arquivo intermediário, durante cinco anos, os processos arquivados passam por uma triagem e um edital de eliminação é publicado no Diário Oficial. “A finalidade é que a informação seja disponibilizada em edital, para que as partes, caso tenham interesse, resgatem os processos em um prazo de até 90 dias. Após esse período, não havendo interesse, os processos são doados para instituições de reciclagem”, explicou Maria de Lourdes.

Desta vez, a servidora conta que foram doados à empresa CARE, papel de processos advindos de quatro Varas do Trabalho do TRT/SE. “Após a triagem, cumprindo as regras das tabelas de temporalidade do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), começamos com a Vara do Trabalho de Estância, com a seleção de 2.441 processos eliminados, depois selecionamos na Vara de Maruim, com um resultado de 3.016 processos eliminados, na 9ª Vara do Trabalho de Aracaju, com a eliminação de 18 processos, e por fim, na 7ª VT, com 1.103 processos eliminados”, detalhou.

A iniciativa de destinação de papéis para reciclagem do TRT/SE contribui para a conservação ambiental e desenvolve um trabalho de responsabilidade social de colaboração com a geração de renda para os cooperados da CARE.

Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE