• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Desembargador do TRT/SE recebe visita de procuradora de justiça do MPSE

Na tarde de terça-feira, 23/7, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) Thenisson Santana Dória recebeu, em seu gabinete, visita da procuradora de justiça criminal do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg, coordenadora da Coordenadoria Permanente de Autocomposição e Paz (Coapaz), com a finalidade de estreitar laços institucionais.

De acordo com o magistrado, é sempre bom ter conhecimento dos métodos de composição aplicados em outros ramos do sistema de justiça. “É bom também saber das vivências, na esfera da mediação e conciliação, o que poderá possibilitar um alinhamento de ações conjuntas em prol da pacificação dos conflitos”, pontuou Thenisson Dória, acrescentando ser uma honra e alegria receber a procuradora na instituição.

Para a procuradora, a visita ao desembargador Thenisson Santana Dória, também coordenador também do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT/SE, teve não só objetivo de fortalecer as relações institucionais, mas também, agradecer a parceria e convidá-lo para conhecer as ações do MPE/SE.

“Nós trabalhamos numa vertente de humanização de justiça, de acolhimento, de possibilidade das partes construírem, dentro das suas demandas, as suas definições. Acredito que, com esse estreitamento, podemos somar esforços para que isso seja ampliado e aprofundado institucionalmente. Ao mesmo tempo, vim agradecer, porque através de destinação de verbas que o Ministério Público do Trabalho pleiteou junto à Justiça do Trabalho, multas sociais vultosas, está sendo possível custear nossos cursos de formação de facilitadores.
Estamos no 3º ano, cada ano com duas turmas. Já formamos mais de 100 pessoas. Por fim, viemos convidar Dr. Thenisson para conhecer a formação atual que acontece em três meses, iniciada mês passado, e também, para o café da Coapaz, projeto que desenvolvemos, com intuito de confraternizar para nos conhecermos ainda mais de perto e fazer esse estreitamento de instituições realmente florescer. Há a proposta do desembargador de formar um termo de cooperação entre as instituições e essa ideia é muito bem-vinda. Vamos trabalhar nisso e assim, caminhamos juntos”, considerou a procuradora Maria Conceição.

Na oportunidade, também participaram da visita institucional, a juíza da 1ª Vara do Trabalho (VT) de Aracaju Silvia Helena Paráboli Martins Maluf e o chefe da Central de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo da Coapaz, Cayo Rubens Castilhano.

Texto e Fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE