Dia Internacional da Igualdade Feminina - 26/8
- Publicado: Segunda, 26 Agosto 2024
No dia 26 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, uma data que simboliza a luta contínua pelas mesmas oportunidades e direitos para as mulheres em todo o mundo.
A data foi criada pelo Congresso dos Estados Unidos, no dia 26 de agosto de 1973, em homenagem à data de aprovação da emenda que permitiu o voto às mulheres, com o intuito de celebrar e trazer visibilidade às questões de equidade de gênero, e a importância do papel da mulher na sociedade contemporânea.
No Brasil, por exemplo, a Constituição Federal de 1988 garante a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, estabelecendo um marco legal fundamental para a luta contra a discriminação de gênero. Leis como a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica, e a Lei do Feminicídio, que tipifica o assassinato de mulheres por razões de gênero, são conquistas legais que refletem a necessidade de uma proteção mais eficaz às mulheres e a promoção de sua dignidade.
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), por meio do Subcomitê de Equidade e Diversidade, instituído por meio do Ato SGP.PR nº 063/2023, reforça a reflexão sobre os avanços conquistados e os obstáculos que ainda são necessários superar.
Desde sua instituição, as ações no TRT/SE relativas à temática têm sido orientadas pelas seguintes diretrizes básicas: consolidar a equidade; assegurar a igualdade de oportunidades; promover e preservar a saúde física, mental e emocional; transversalizar o tema da equidade; e promover a cultura de Direitos Humanos.
Que essa data inspire a todos a contribuírem para a construção de uma sociedade onde a igualdade seja mais do que um ideal, mas uma realidade concreta para todas as mulheres.
Por Tíffany Tavares (Ascom TRT/SE)
Arte gráfica: Danilo Quintino