• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O 7º Encontro Nacional de Coordenadores do programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) aconteceu nas últimas quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, no auditório do Complexo do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe. Mais de 100 pessoas – entre alunos, professores, pais, desembargadores e coordenadores do programa – assistiram às culminâncias e participaram do encontro.

Durante a abertura do evento, estudantes realizaram culminâncias, fruto dos seminários de formação continuada realizados no decorrer do ano. Cerca de 50 alunos de escolas do SESI de Aracaju e de Estância e das escolas públicas do município de Maruim fizeram apresentações de teatro, paródias, músicas e poesias sobre temas que retratam a sustentabilidade ambiental, direitos trabalhistas e do cidadão, prevenção de doenças e segurança no trabalho.

Após as apresentações dos alunos, foi formalizada uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe (TRT-SE), a Associação dos Magistrados da 20ª Região (Amatra XX) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/SE). O convênio foi assinado pelo presidente do TRT, desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, por Celuta Cruz Moraes Krauss, superintendente da SRTE e por Hider Torres do Amaral, presidente da Amatra XX. Os coordenadores nacional e local do programa TJC, Eliete Telles e Luiz Manoel Andrade Meneses, respectivamente, testemunharam a assinatura. “Com essa parceria incluímos a SRTE no Núcleo de Trabalho do TJC, sendo que a instituição participa efetivamente do programa desde sua 1ª edição”, afirma Jorge Cardoso.

No segundo dia do Encontro, coordenadores do TJC de cada região se reuniram na sala de multieventos do tribunal para realizarem avaliações, debaterem o estágio em que o programa se encontra e para traçar o plano de ação para 2013. "A cada encontro, o TJC se consolida como um programa de responsabilidade social de âmbito nacional, capaz de contribuir para o fortalecimento de uma cultura voltada para a educação em direitos humanos e para a efetiva incorporação de seus conteúdos no cotidiano da escola e das comunidades locais e jurídica envolvidas", afirma Luiz Manoel Meneses, coordenador local do programa em Sergipe.

TJC
O programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que leva aos estudantes de diversos estados e municípios noções básicas sobre Direito do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania. Através de palestras, cursos, debates, distribuição de cartilhas e guias de assistência jurídica gratuita, o TJC permite que magistrados se aproximem de estudantes e de profissionais da educação.

 

Fotos: Evandro Barbosa TRT 20