Compromisso social: Programa Jovem Aprendiz é lançado no TRT/SE
- Publicado: Sexta, 11 Abril 2025
Desembargadores(as), magistrados(as), servidores(as) e diversas autoridades receberam, nesta sexta-feira, 11, no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, os 30 jovens, acompanhados de seus familiares, que participarão do Programa Jovem Aprendiz do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE). O evento marcou o lançamento da iniciativa, que integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da formação teórica e prática, viabilizando o acesso à primeira experiência no mercado de trabalho. Os jovens aprendizes passarão por experiência prática no próprio TRT/SE, onde terão a oportunidade de vivenciar o funcionamento da Justiça do Trabalho.
O Coral da Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE), composto por 20 meninas regidas pela professora Ada Lacerda e acompanhado pela professora Ana Carolina, marcou a abertura da cerimônia, cantando músicas de compositores brasileiros, como Marisa Monte, Érica Mou, Marcelo Jeneci, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes e Tom Jobim. O Projeto social OJSE, realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, é composto por 280 crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos, que moram, em sua maioria, nos bairros Santa Maria e 17 de Março.
Os(as) 30 jovens aprendizes foram selecionados(as) pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), organização sem fins lucrativos contratada pelo TRT/SE, e os meninos e meninas escolhidos atuarão, a partir deste mês, nas unidades do TRT/SE em Aracaju e na Vara do Trabalho de Maruim. “Me sinto muito honrado pela recepção e minhas expectativas são grandes. Vou colaborar com o Tribunal, focando no meu desenvolvimento e no da instituição”, relatou Everton Ferreira, de 18 anos, um dos jovens selecionados pelo programa.
Idealizador do Programa Jovem Aprendiz do TRT/SE, o desembargador presidente, Josenildo dos Santos Carvalho, ficou emocionado ao falar sobre a importância de plantar uma semente de transformação nos jovens e que, embora 30 pessoas não mudem Sergipe de imediato, elas podem inspirar muitas outras e gerar um grande impacto coletivo. “Esses 30 podem se transformar em 300, em 3 mil, em 30 mil. Vocês que vão governar esse país, tratar os doentes, advogar, serem os grandes metalúrgicos, os grandes mecânicos, os grandes engenheiros. Os senhores e senhoras,a partir de hoje, serão a referência no bairro onde vocês moram”, disse o presidente do TRT/SE, que também é gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.
Proveniente de programas sociais, a advogada e representante, na ocasião, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), Elaine Santos Reis Silva, emocionou o público presente ao relatar sua trajetória de vida e direcionar sua fala inspiradora aos jovens presentes. “Se eu consegui, de onde eu vim, vocês também conseguem. Peguem o sonho de vocês e o torne um propósito de vida. Vocês encontrarão pedras no caminho, mas não deixem que isso pare a caminhada, porque se eu fosse dar força a todos os obstáculos que eu tive na vida, certamente eu não estaria aqui”, disse Elaine.
O supervisor do CIEE, Franklim de Jesus Nunes, ressaltou que a oportunidade do primeiro emprego, através do programa, incentiva os(as) jovens a assumirem o protagonismo de suas vidas. “Tenho certeza que essa oportunidade vai ajudar vocês a serem protagonistas da própria vida. Agora, vocês são profissionais registrados, de carteira assinada, com direito a salário, vale transporte, férias e décimo terceiro”, disse o supervisor aos jovens aprendizes.
No evento, compuseram a mesa o presidente do TRT/SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho; o juiz do trabalho e presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 20ª região, Carlos João de Gois Júnior; o procurador do Trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (coordinfância), Alexandre Magno Alvarenga; o supervisor do CIEE, Franklim de Jesus Nunes; o servidor da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju e coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado de Sergipe (Sindjuf/SE), José Nicodemos Sá Cardoso Júnior; e a advogada representante da OAB/SE, Elaine Santos Reis Silva.
Por Daniele Ferreira (Ascom TRT/SE)