• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Vara do Trabalho de Itabaiana é mais uma unidade do interior de Sergipe que recebe a introdução do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).  A solenidade de implantação do novo sistema aconteceu nesta terça-feira, dia 11, e foi conduzida pelo desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, presidente do TRT-SE.

Com jurisdição sobre os municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Domingos, a unidade é a penúltima a receber o PJe-JT e fundamental para que o sistema alcance o funcionamento de forma 100% eletrônica na Justiça Trabalhista sergipana. “Seguimos em reta final para instalar o PJe em sua totalidade no TRT de Sergipe. É um grande marco que alcançaremos e já podemos dizer que por ser uma ferramenta de mudança na forma de trabalho, tivemos resistência e dificuldades menores do que o esperado. Podemos comemorar desde já”, exalta o presidente Jorge Cardoso.   

O procurador do Trabalho Raimundo Lima Ribeiro Junior parabenizou o pioneirismo do tribunal no âmbito da implantação do sistema e destacou algumas vantagens. “Dentre várias questões positivas para os usuários trabalhistas, a digitalização é uma das ações que vai acelerar a tramitação dos processos. O PJe é um marco na Vara de Itabaiana e parabenizo a gestão de Jorge Cardoso por ter proporcionado a instalação pioneira em Sergipe”, afirmou.

O presidente do comitê gestor regional do PJe-JT no TRT da 20ª Região, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, participou da solenidade de implantação e relatou algumas ações importantes do novo sistema. “Passei por oito anos felizes à frente da Vara do Trabalho de Itabaiana, da qual guardo boas recordações. Com o PJe-JT em funcionamento na unidade todas as ações serão tramitadas mais rapidamente e com maior clareza”, enfatizou.

“A principal característica do PJe é a facilidade do acesso. São 24 horas por dia, 365 dias por ano, de onde a pessoa estiver, deixando as atividades jurisdicionais mais céleres”, destacou a juíza Laura Vasconcelos Neves da Silva, titular da Vara do Trabalho de Itabaiana.

O primeiro processo ajuizado, via PJe, na Vara do Trabalho de Itabaiana, foi o de  nº 20001-67-2012.5.20.00013, realizado pelo representante da Subseção da OAB, seccional Sergipe, em Itabaiana, José Wanderley Almeida. “O PJe vem para facilitar o trabalho da comunidade e dos advogados”, disse na ocasião.

Fotos: Evandro Barbosa_TRT20