• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A segunda edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) - Novos Rumos do TRT de Sergipe foi encerrada com uma confraternização do grupo atual participante do projeto junto com a primeira turma de 2011, servidores ativos e aposentados. O evento contou com o debate de temas em uma roda de conversa e com a apresentação do Coral 20ª Voz, composto por servidores.

Em 2012, aconteceram sete encontros temáticos onde os participantes puderam obter informações, debater, participar de vivências, trocar experiências e refletir sobre diversos aspectos que envolvem a chegada da aposentadoria. Dentre os temas abordados: a questão financeira, legislação, saúde e envelhecimento, novas formas de ocupar o tempo, manter-se ativo e se sentir útil, o retorno ao lar, a importância dos vínculos familiares e sociais, aspectos psicológicos e socioculturais ligados ao mundo do trabalho e à aposentadoria, a importância de um propósito existencial e de um projeto de vida.

Segundo a psicóloga Tatiana Dourado, coordenadora do PPA, “o programa tem caráter essencialmente preventivo e estabelece uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento pessoal através da interação entre os participantes e com base no respeito ao ser humano e consciência dos prejuízos que podem advir ao rompimento brusco das rotinas de trabalho. Portanto, em tese, informar e clarificar as influências pelas quais passa ou passará tem implicações decisivas na adequação e ajustamento individual. Em decorrência, o programa favorece a revisão pessoal, bem como a concepção de atividades alternativas ou, mais apropriadamente, a reorganização de sua trajetória a partir do repensar dos projetos de vida.”

A servidora Márcia Varjão, participante do PPA, destacou a importância do programa. “O programa é maravilhoso. A administração do tribunal deveria incentivar os servidores, público-alvo ou não, a participarem deste trabalho tão importante, não só como perspectiva para um momento futuro, no caso a aposentadoria, mas também para a vida presente, afinal de contas, é a única que de fato possuímos. O PPA é transformação”, conclui.

Fotos: Raul Matos_TRT20