• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Revista científica da EJud4 disponibiliza o vol. 6/2024 e abre chamada de artigos para o vol.7/2025

O volume 6/2024 da Revista da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) está disponível para acesso livre e traz como tema principal A competência constitucional da Justiça do Trabalho e a jurisprudência do STF. O dossiê temático aborda as complexas transformações da Justiça do Trabalho, suscitando reflexões sobre seu futuro.

Complementarmente, o volume traz artigos sobre outros temas da linha editorial:

-  relações trabalhistas e sujeito indígena;

-  tutela ambiental no ambiente laboral;

-  aspectos históricos e sociais do surgimento da Justiça do Trabalho no Brasil;

-   reforma trabalhista portuguesa de 2023;

-  aplicação de normas internacionais do trabalho em decisões judiciais uruguaias;

-  preconceito contra a mulher no mercado de trabalho;

-  vínculo de emprego e trabalho autônomo;

-  responsabilidade de sócios-retirantes;

-  contrato de trabalho temporário e vínculo jurídico-administrativo;

-  direito do uso da imagem do empregado (LGPD). 

Dois artigos da área da Filosofia também integram a edição: um versa sobre a moral e o direito no pensamento de John Stuart Mill e outro explora os fundamentos para uma concepção essencialista de dignidade humana. 

Submissão científica e normalização técnica ABNT

Qualificada no estrato B3 da CAPES nas áreas do Direito, Filosofia e Psicologia, a Revista mantém-se fiel aos critérios de produção científica. Esse reconhecimento compreende a exogenia dos autores e do corpo técnico-científico (pareceristas e Conselho Editorial), de diversos estados do país, e a criteriosa submissão dos artigos pelo sistema duplo-cego.  

Soma-se a isso a especial atenção da equipe na normalização técnica das edições, com a supervisão das Bibliotecárias do TRT4. Nesse processo, dados de citação e referências são cotejados e submetidos a exaustivas revisões. Mais do que um aprimoramento formal dos trabalhos, esse empenho evidencia respeito pela cultura científica na área do Direito.   

Boa prática editorial: DOI 

A Revista inaugura nesta edição a adoção do Digital Object Identifier (DOI) para cada artigo. O DOI é um identificador único e persistente para objetos digitais, que contribui para garantir a autenticidade da autoria, facilitar o rastreamento de citações, promover a visibilidade da produção acadêmica, entre outras funções. Sua adoção representa uma boa prática editorial reconhecida internacionalmente. 

Chamada de artigos para a próxima edição

O edital para o volume 7/2025 tem prazo até 21/7 e tem como tema principal: Impactos da tecnologia no ambiente de trabalho: proteção de dados pessoais dos trabalhadores na era digital. Trabalhos sobre outros assuntos que se harmonizem com a linha editorial da revista também são muito bem-vindos. Acesse aqui o Edital e o Manual de Redação de Artigos Científicos.

Fonte: Escola Judicial/TRT-RS