• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 TRT-SE_celebra_Dia_Nacional_do_Estagiário_com_programação_especial_DESTAQUE.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) celebrou, nesta segunda-feira, 18 de agosto, o Dia Nacional do Estagiário com um encontro especial realizado na Sala de Múltiplos Eventos, no prédio amarelo da instituição. A programação reuniu estagiários(as), servidores(as) e magistrados(as) em um momento de confraternização, incentivo e reconhecimento ao papel fundamental dos estagiários para o desenvolvimento do país.

A abertura foi realizada pelo presidente do do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, que parabenizou todos(as) e falou sobre a importância do trabalho realizado pelos  estagiário(as) no Tribunal. “Vocês têm prestado um serviço de grande relevância à sociedade sergipana. Diante da carência de servidores, o trabalho dos estagiários tem sido essencial para o bom funcionamento do Tribunal. Recebam meu sincero agradecimento e aproveitem ao máximo essa oportunidade de aprendizado, que certamente fará diferença em suas trajetórias”, disse o desembargador-presidente.     

Em seguida, a chefe da Divisão de Administração de Pessoal, Lorena Santos Nascimento, apresentou os convidados especiais: a juíza Gabriela Sampaio Barros Prado Araujo e os servidores Franciely Lopes de Mendonça e Pedro Vinícius de Araújo Barreto, todos(as) ex-estagiários(as) do TRT-SE, que compartilharam suas histórias e deixaram mensagens de incentivo aos atuais estagiários.

A juíza Gabriela Sampaio contou que, enquanto estagiária, passou por vários gabinetes e Varas do Trabalho, período em que nasceu o desejo de seguir a magistratura.“Foi aqui que o sonho de ser juíza começou a crescer. As experiências e os desafios que vivi no estágio foram decisivos para minha formação, e sou muito grata a tudo o que aprendi no Tribunal”, declarou a magistrada. 

Franciely Lopes de Mendonça, hoje servidora e assistente de juiz, lembrou sua trajetória marcada pela dedicação aos estudos e pela oportunidade de iniciar a carreira no TRT-SE. “Independente da origem social, o estudo é o caminho. O estágio faz parte desse aprendizado, tanto para conhecer o ofício quanto para lidar com as situações do convívio profissional”, aconselhou.

Já Pedro Vinícius de Araújo Barreto, atualmente servidor lotado na Setic após aprovação no concurso do TRT realizado no final de 2024, destacou como o estágio abriu as portas para sua carreira. “É uma honra para mim estar hoje trabalhando no Tribunal e servindo à sociedade”, afirmou. 

Ao final da programação, os(as) participantes foram recepcionados(as) com um lanche coletivo, em clima de celebração e integração.

Os estagiários aprovaram a iniciativa da homenagem. A estagiária Louyse Menezes destacou o acolhimento recebido durante o evento: “Senti-me muito acolhida e respeitada. Foi especial perceber o carinho dos servidores e participar desse momento de integração, que nos faz sentir pertencentes ao Tribunal.”

Já o estudante de Direito José Rafael de Oliveira Silva ressaltou a importância da vivência prática do seu estágio no regional. “Aqui no TRT estou realmente tendo um aprendizado jurídico prático e isso tem feito toda a diferença. Estou muito feliz com essa oportunidade”, declarou.

O Dia do Estagiário

Comemorado em 18 de agosto, o Dia Nacional do Estagiário faz referência à legislação que regulamenta essa atividade no Brasil, atualmente regida pela Lei nº 11.788/2008. O estágio é considerado uma etapa fundamental da formação acadêmica, pois permite aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e adquirir experiências que vão além da teoria.

Estagiários no TRT-SE

Todos os anos, o TRT-SE abre oportunidades para estudantes de diferentes áreas, como Direito, Engenharia Civil, Informática, Ciências Contábeis, Design Gráfico e Administração. Atualmente, o Tribunal conta com 95 estagiários(as), sendo 79 da área de Direito, que colaboram diretamente com magistrados(as) e servidores(as) em diversas atividades.

Segundo a servidora Eliane Alves Brandão, lotada no Setor de Movimentação e Quadro de Pessoal, a presença dos estudantes traz dinamismo e novas perspectivas ao Regional. “Eles têm um papel fundamental no dia a dia do TRT. São jovens que colaboram com servidores e magistrados em diversas atividades e, por terem uma visão diferente, muitas vezes agregam com soluções criativas e inovadoras. A presença deles é enriquecedora para todas as áreas da instituição”, destacou.

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)