Jornada aborda o preconceito contra profissionais acima dos 50 anos
- Publicado: Quinta, 21 Agosto 2025
Último episódio da sétima temporada debate o preconceito por causa da idade
Qual é o futuro de qualquer pessoa? Se ela almeja continuar viva, o seu destino é envelhecer. No entanto, no mercado de trabalho, esse processo natural tem sido visto como um estigma. O etarismo — preconceito contra pessoas mais velhas — segue afastando profissionais com experiência, vitalidade e entusiasmo, muitas vezes já a partir dos 40 anos.
No programa Jornada, da TV TST, pessoas acima de 50 anos compartilham suas histórias e mostram que talento e disposição não têm prazo de validade. Um dos entrevistados, Gilberto Amaro, professor de 65 anos, define o etarismo como “a doença do orgulho”: uma sociedade que se recusa a enxergar a si mesma no futuro.
O último episódio desta sétima temporada também destaca a aventura de Alessandra Nascimento, turismóloga bilíngue, que foi a um semáforo em São Paulo para pedir emprego. Além disso, o programa mostra os dados de empregabilidade para os 50+, bem como debate termos e expressões do dia a dia que podem ser consideradas etarismo.
O Jornada é exibido por temporadas. Os episódios abordam temas relativos ao mercado de trabalho e aos direitos trabalhistas e podem ser vistos pelo canal oficial do TST no YouTube e na grade de programação da TV Justiça.
Serviço - Programa Jornada | Etarismo no trabalho
Onde assistir: TST Tube
Assista aos outros episódios:
1º de Maio/2025 – tema: Trabalho Noturno | Desafios e impactos na saúde
03 de junho/2025 – tema: Desigualdade salarial e o trabalho do cuidado
20 de agosto/2025 – tema: Etarismo no trabalho
Por TST