Saúde mental em foco: TRT-SE promove manhã de arte, música e celebra a vida
- Publicado: Sexta, 03 Outubro 2025
O auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) se transformou, nesta sexta-feira, 3/10, em um espaço de acolhimento, música, arte e reflexão durante o evento “Como vai você? Celebrando a vida!”. A iniciativa reuniu magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), terceirizados(as) e jovens aprendizes para um encontro de integração, cuidado e valorização da vida.
A atividade é parte da Agenda Bem Viver do TRT-SE e dá continuidade às ações do Setembro Amarelo, fortalecendo o compromisso da Justiça do Trabalho sergipana com a promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente laboral. O evento contou com a parceria do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (Getrin-20).
O encontro começou às 8h30, no hall do edifício-sede, com um café da manhã especial. Em seguida, todos se dirigiram ao auditório, onde o diretor-geral Sérgio Matos abriu a programação trazendo a arte literária, por meio de poesias, que abordaram temas como amor, felicidade, vida e ressignificação da dor. Ao final de sua participação, foi exibido um vídeo com o cantor Oswaldo Montenegro interpretando a música “O melhor da vida ainda vai acontecer”.
O diretor-geral ressaltou a proposta diferenciada da iniciativa, destacando o respeito e o cuidado que motivaram sua realização. “Estamos promovendo hoje um evento diferente. Ele nasceu como uma comemoração do Setembro Amarelo e a ideia foi preparar algo carinhoso, em respeito às pessoas, trazendo uma mensagem de reflexão para que todos compreendam que a vida continua, que a vida vale a pena e que devemos seguir atentos, vivendo com graça, harmonia e alegria”, ressaltou Sérgio Matos.
Na sequência, a banda formada pelo colaborador terceirizado Gabriel Cardoso e pelos servidores Eduardo Dória, Paulo Santos Vieira, Marcos Bastos Lins e Jonathan de Carvalho animou a plateia, criando um ambiente descontraído e de integração. O repertório musical reforçou o espírito de celebração e contribuiu para a atmosfera de alegria.
Um dos momentos mais marcantes da manhã foi a apresentação do grupo ‘Coletivo Teatro de Mala’, que encenou a peça “Como vai você?”. A participação do grupo aconteceu por meio de uma parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa). De forma lúdica e criativa, o espetáculo destacou a importância da escuta, do diálogo e da valorização da vida, chamando atenção para os cuidados com a saúde mental.
Maria Simone da Silva, referência técnica da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da SES, contou que o espetáculo foi pensado em alusão ao Setembro Amarelo e ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro. “Recebemos notificações que mostram que em Sergipe os trabalhadores estão adoecendo mentalmente, e nossa preocupação é justamente prevenir e abordar esse tema da melhor forma possível. A peça traz uma reflexão profunda sobre a saúde mental de maneira leve e acessível. Estamos muito felizes com essa parceria com o TRT neste evento especial”, destacou.
Presente no auditório, o psicólogo do TRT-SE, Thiago Bomfim Lima, avaliou a importância da ação. “Um evento importante planejado pela gestão e pela direção para isso mesmo: oferecer um momento alegre, festivo e de celebração. Mais do que falar em combate ao suicídio, o foco aqui foi a promoção da saúde e do bem-estar”, afirmou.
O servidor Adriano Leão Venceslau, secretário de Governança e Gestão Estratégica, aprovou a iniciativa. “Foi um evento sensacional, que reuniu magistrados, servidores, terceirizados e jovens aprendizes em um propósito maior: valorizar a vida. Momentos como este nos lembram que, além de cumprir nossa missão institucional, é fundamental celebrar esse bem precioso, individual e coletivo, que nos une e nos fortalece”, declarou.
O presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, também prestigiou a programação, que foi organizada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) – por meio do Setor de Programas de Qualidade de Vida e da Assessoria de Comunicação (Ascom) – em conjunto com o Programa Trabalho Seguro (PTS) e com os Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação nos 1º e 2º graus, com apoio do Getrin-20.
Com momentos de descontração, arte e reflexão, o “Como vai você? Celebrando a vida!” reforçou a importância do cuidado coletivo e da construção de um ambiente de trabalho mais saudável e humano.
Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)
Fotos: Daniele Machado