• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

_DSC0510.JPG

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), por meio dos servidores Bruno Lins Alves e Victor Costa de Alemão Cisneiros, da Divisão de Desenvolvimento de Soluções e Aplicações (DIDES), com o apoio fundamental da Divisão de Infraestrutura de Serviços de TIC (DINFRA), desenvolveu uma nova solução tecnológica: o EQUALIZE.

A ferramenta tem como objetivo garantir a efetividade da equalização na distribuição de processos entre todas as Varas do Trabalho do Regional e entre os magistrados, conforme estabelece a Resolução Administrativa nº 033/2025.

O EQUALIZE atua no monitoramento e correção de possíveis desequilíbrios na quantidade de processos novos distribuídos entre as unidades judiciárias. O sistema contabiliza os processos recebidos por cada Vara em um determinado período, calcula o percentual mínimo de distribuição previsto na Resolução e identifica se alguma unidade está abaixo desse limite.

Com base nessa análise, o sistema realiza automaticamente a redistribuição aleatória dos processos, transferindo ações das Varas com maior volume de novos casos para aquelas que ainda não atingiram o percentual mínimo.

A redistribuição abrange os processos novos distribuídos na modalidade Juízo 100% Digital, além das classes Homologações de Transações Extrajudiciais (HTE), Produção Antecipada de Provas (PAP), Alvarás Judiciais (AlvJud), Protesto (Protes) e Habeas Data (HDCiv).

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)