• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Região Nordeste recebe I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário

A capital da Paraíba, João Pessoa, está sediando a I Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é integrar ações sustentáveis à rotina dos tribunais brasileiros e fortalecer a cooperação entre as instituições da Justiça em todo o país.

Realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) e com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e da Justiça Federal, o evento faz parte do trabalho da Rede Nacional de Sustentabilidade. A ideia é que a Semana reúna representantes do setor público, privado, sociedade civil e do meio acadêmico para compartilhar boas experiências de sustentabilidade no Poder Judiciário. O evento é transmitido pelo canal do Youtube do TRT-13.

Entre os temas estão descarbonização de processos, gestão de emissões de gases de efeito estufa, diretrizes ESG e adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante a abertura do evento, ocorrida na quinta-feira (16/10), o conselheiro do CNJ e coordenador do Comitê Nacional de Sustentabilidade, Guilherme Feliciano, destacou que o evento passará a integrar o calendário permanente do CNJ. Ele também enfatizou que a crise climática já é uma emergência em andamento, e que o Poder Judiciário precisa assumir protagonismo nas ações por um futuro mais sustentável.

“As escolhas que fazemos hoje podem definir o curso da civilização. A realidade atual se impõe com dados e fatos, não podemos mais ignorar, especialmente no Poder Judiciário, porque a crise climática não é mais uma ameaça distante, é uma emergência em andamento”, destacou.

Nesta sexta-feira (17/10), serão apresentadas boas práticas sustentáveis implantadas em órgãos do Judiciário, com práticas por segmento: Justiça Estadual, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Eleitoral.

Próximas etapas

Guilherme Feliciano informou que, durante a COP-30, que ocorrerá em Belém (PA) a partir de 10 de novembro, será realizada a Segunda Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça, com palestra do presidente do CNJ, ministro Edson Fachin.

As demais regiões do país sediarão as próximas semanas da sustentabilidade em datas a serem definidas.

Fonte: Agência CNJ de Notícias