• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 2025_TRT-SE_abre_inscrições_para_a_Semana_Nacional_de_Conciliação-01.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) concluiu, na última sexta-feira, 7, as atividades da 20ª Semana Nacional de Conciliação (SNC), com a arrecadação de mais de R$ 3,3 milhões em valores conciliados. Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e, no âmbito do TRT-SE, foi coordenada pelos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs). O objetivo foi facilitar a resolução de conflitos trabalhistas de forma rápida, simples e efetiva.

Com o tema “Conciliar é Legal”, a SNC acontece em todo o país desde 2006, reunindo Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho em uma grande força-tarefa voltada à resolução de processos por meio do diálogo e do consenso, com menos burocracia e mais celeridade.

Durante a Semana, o TRT-SE realizou 856 audiências de conciliação nas Varas do Trabalho e nos Cejuscs de 1º e 2º graus, resultando em 219 acordos homologados. Ao todo, foram arrecadados R$ 3.361.994,63.

O juiz Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, coordenador do Cejusc de 1º Grau, destacou que a conciliação representa um importante instrumento de pacificação social e de eficiência na Justiça do Trabalho. Segundo ele, é fundamental estimular uma cultura voltada para o diálogo e a resolução consensual dos conflitos, considerando que o processo judicial, além do aspecto jurídico, envolve tempo, energia e desgaste emocional das partes. “A conciliação surge como uma forma de apaziguar esses impactos e de tornar a Justiça mais humana e eficiente”, afirmou o magistrado.

O magistrado Henry ressaltou ainda que o Cejusc tem um papel essencial nesse contexto, pois está preparado para lidar com as emoções envolvidas nos conflitos, ouvir com empatia e ajudar as partes a enxergar um caminho de futuro. “O estímulo à conciliação é uma responsabilidade compartilhada do CSJT, do CNJ, dos TRTs, dos juízes, servidores e de toda a sociedade. Buscar o diálogo e o entendimento é, sem dúvida, um avanço civilizatório”, completou.

Participante assíduo da Semana Nacional da Conciliação, o advogado Gilmar Dias destacou a importância da iniciativa para a resolução de processos antigos. Segundo ele, o evento representa uma oportunidade valiosa para encerrar litígios com diálogo e bom senso. “O processo que estamos conciliando é de 2015 e vinha se arrastando há anos. Agora, com a Semana de Conciliação, conseguimos resolver. Viemos com o espírito de fazer acordo e alcançamos o resultado esperado”, afirmou.

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)