• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

TRT-SE acompanha resultado do projeto “Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil” em escolas públicas de Maruim

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou, nesta terça-feira, 11 de novembro, uma visita às escolas públicas do município de Maruim contempladas pelo projeto “Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil”, iniciativa do Tribunal que integra os Programas de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem e Aluno Cidadão.

No dia 27 de junho, três escolas da rede municipal de Maruim — E.M. São José, E.M.E.F. Coronel Sabino Ribeiro e E.M. Profª Maria Fidelis Costa — receberam 30 computadores e 60 monitores, sendo dez computadores e vinte monitores destinados a cada instituição. Os equipamentos foram entregues para fortalecer e estruturar os laboratórios de informática das escolas, promovendo um ambiente mais moderno e adequado ao desenvolvimento educacional dos alunos.

A visita teve como objetivo acompanhar o uso dos equipamentos doados pelo TRT-SE e avaliar como eles têm contribuído para ampliar o acesso à tecnologia e aprimorar o aprendizado nas escolas.

De acordo com o presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, a iniciativa reforça o papel social do Tribunal e o compromisso com o futuro das novas gerações. “Mais do que doar equipamentos, buscamos semear oportunidades. A educação é o caminho mais eficaz para romper o ciclo do trabalho infantil e abrir horizontes para uma vida digna. Ao investir em tecnologia e conhecimento, fortalecemos não apenas o aprendizado, mas também a cidadania e a esperança de um futuro melhor para nossos jovens”, declarou.

Como resultado, as escolas já apresentam avanços significativos. A Escola Municipal São José, que atende 568 alunos, está com a sala de informática em pleno funcionamento, beneficiando 24 estudantes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sabino Ribeiro, com 582 alunos matriculados, também já utiliza os equipamentos doados, atendendo 80 alunos em suas atividades de informática. Já a Escola Municipal Professora Maria Fidelis Costa, que possui 335 alunos, concluiu a montagem do laboratório de informática, que será colocado em funcionamento em breve.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Maruim, Jeane Meneses do Rosário, ressaltou a importância do projeto para toda a rede de ensino.“É um momento ímpar para a educação do município. Com esses equipamentos, os alunos têm tido aulas práticas de informática e já estamos planejando a capacitação dos nossos professores, o que fortalece toda a rede de ensino”, pontuou. 

O diretor da E.M. São José, Emanoel Lázaro de Santana Santos, destacou o impacto direto da doação na formação dos alunos. “Com os computadores, nossos estudantes passaram a ter acesso à tecnologia dentro da escola e a aprender, na prática, o uso do computador. Com o apoio da Secretaria da Educação, estamos oferecendo cursos básicos de informática aos alunos do 8º e 9º anos, o que amplia as oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Essa formação também possibilita que eles ingressem como jovens aprendizes já com um diferencial importante”, afirmou.

A diretora da E.M.E.F. Coronel Sabino Ribeiro, Maria Noélia dos Santos Braga, também enfatizou o efeito positivo da ação. “Os computadores trouxeram mais engajamento dos alunos, inclusive daqueles que não participavam da Educação Integral. Eles se sentem mais motivados e conscientes da importância da tecnologia para o futuro. Ao concluírem o curso, receberão certificados que poderão abrir novas oportunidades”, disse. 

Já a diretora da E.M. Professora Maria Fidelis Costa, Rivaneide Lima Tavares, destacou a expectativa dos alunos com a chegada dos equipamentos. “Embora a sala ainda não esteja em funcionamento, os alunos estão muito empolgados. Alguns nunca tiveram acesso à internet ou a um computador, e agora poderão explorar esse novo universo. Será uma grande oportunidade para aprenderem, pesquisarem e se desenvolverem melhor nos estudos”, afirmou.  

Ao longo de 2025, o TRT-SE vem percorrendo diversos municípios sergipanos levando informação a estudantes de escolas públicas, com o propósito de estimular a cidadania ativa entre adolescentes e jovens, promover o conhecimento sobre seus direitos e deveres e ampliar o acesso a ferramentas tecnológicas que favorecem uma educação de qualidade e contribuem para a erradicação do trabalho infantil.

Breve histórico das escolas

A Escola Municipal São José foi denominada inicialmente de Obra Social São José, criada para acolher crianças e jovens da comunidade, sob a patronesse Rosilda de Melo Dantas. Em 19 de março de 1949, passou a se chamar Escola Municipal São José.

A E.M.E.F Coronel Sabino Ribeiro foi fundada em 1º de março de 1961, como Grupo Escolar Cel. Sabino Ribeiro. Atualmente é chamada de Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sabino Ribeiro. 

Já a Escola Municipal Professora Maria Fidelis Costa, fundada em março de 1994, tem como patrona a professora Maria Fidelis Costa, em homenagem à sua dedicação e contribuição à educação.

Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)