TRT-SE lança assistente virtual Judith e apresenta Projeto Atende 20
- Publicado: Quarta, 19 Novembro 2025

A Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho e Gabinetes dos Desembargadores (CAVGD) do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou, na manhã desta quarta-feira, 19, na Sala de Múltiplos Eventos, o lançamento oficial da assistente virtual ‘Judith’. A ferramenta integra o Projeto Atende 20 que tem o propósito de modernizar e qualificar o atendimento do Tribunal, sem a necessidade de ampliar o quadro de servidores.
A iniciativa é da CAVGD sob a coordenação do servidor Adeilson Fernandes Chaves, com a colaboração da estagiária Maria Laura Alves Bispo. A programação da ferramenta ficou por conta do servidor Bruno Lins Alves, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
Judith é um chatbot e integra a primeira fase do Projeto Atende 20. Nesta etapa inicial, apenas o chatbot está implementado, com previsão de expansão futura para atendente virtual e voicebots. A assistente funciona integrada ao WhatsApp, oferecendo respostas padronizadas, transparentes e baseadas em regras pré-programadas. A solução respeita os princípios da administração pública e segue os parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança e impessoalidade no atendimento.

Segundo Adeilson, a implantação do Setor de Atendimento em agosto deste ano — atualmente responsável pelo atendimento ao público da 1ª à 4ª Vara do Trabalho de Aracaju, com previsão de expansão gradual para as demais unidades — evidenciou a necessidade de um modelo mais moderno e eficiente para acompanhar o aumento da demanda. Nesse contexto, a criação de Judith configura-se como medida estratégica para fortalecer a nova estrutura, especialmente diante da limitação do quadro de servidores e do volume de ligações.
“A assistente virtual surgiu justamente para dar mais fluidez ao atendimento e reduzir a sobrecarga na equipe. Criamos Judith porque percebemos a necessidade de um canal automático para o usuário externo. O fluxo de ligações é muito grande e o setor, por ser novo, ainda não tem servidores suficientes para absorver toda a demanda. A assistente virtual ajuda a evitar filas de espera e libera a equipe para atividades processuais. Mesmo sem inteligência artificial completa nesta fase inicial, Judith já facilita bastante o atendimento, oferecendo menus específicos que agilizam a busca por informações”, destacou o coordenador da CAVGD.
Além disso, Bruno Lins, responsável pela implementação técnica, destacou que o desenvolvimento interno foi uma alternativa eficiente e econômica.“Está sendo muito gratificante participar do projeto. Avaliamos a compra de uma solução pronta, mas identificamos que seria possível desenvolver internamente uma ferramenta sem limitações de uso, atendendo tanto o público interno quanto o jurisdicionado. Após testes com a Coordenadoria, chegamos a um modelo que deve melhorar bastante o atendimento. Esse chatbot é apenas a primeira etapa do Atende 20, que ainda prevê recursos de inteligência artificial e novos canais de comunicação”, explicou.
A chefe do Setor de Atendimento, Edilde do Nascimento Santos, também destacou a importância da assistente virtual para a rotina das unidades.“Judith será de grande ajuda, especialmente porque deve reduzir o volume de atendimentos diretos. Sabemos da ansiedade das partes em busca de informações e, atualmente, atendemos uma demanda significativa, mesmo abrangendo apenas quatro Varas. Quando as demais unidades passarem a integrar o setor, a necessidade de apoio será ainda maior. Nosso quadro de servidores é limitado e contamos também com o trabalho dos estagiários, que possuem jornada reduzida. Por isso, Judith chega como um reforço essencial, trazendo boas expectativas para a melhoria do serviço”, declarou.
Como funciona a assistente virtual
Baseada em um modelo de chatbot por regras, Judith simula uma conversa humana por meio de menus e respostas previamente definidas. A ferramenta identifica o tipo de usuário no início do atendimento — como cidadão, advogado(a), autor(a), réu(é), servidor(a), magistrado(a), perito(a) ou estagiário(a) — e direciona automaticamente para menus específicos, garantindo precisão e objetividade nas informações.

Próximas etapas do Projeto Atende 20
Além do chatbot entregue novembro de 2025, o cronograma prevê:
- abril/2026: implementação do atendente virtual;
- 2º semestre/2026: implantação do voicebot com IA generativa integrada.
Por Patricia Teles (Ascom TRT-SE)















