Justiça inicia debate para implantação de programa educacional voltado à cidadania e à sustentabilidade
- Publicado: Sexta, 28 Novembro 2025

A primeira reunião de trabalho dedicada ao Programa Educação para a Cidadania e Sustentabilidade foi realizada nesta terça-feira (25/11), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e marcou o início das discussões sobre a implementação da ação que visa inserir conteúdos como democracia, cidadania e sustentabilidade na educação básica.
O programa será oficialmente lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (28/11) e nasce de acordo firmado entre Governo Federal, CNJ e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Na reunião de trabalho ocorrida nesta semana e conduzida pelo conselheiro Guilherme Feliciano, ficou definido que, a partir de janeiro, estados e municípios já poderão aderir à proposta e elaborar a integração dos novos conteúdos às grades curriculares e às atividades extraclasse. As atividades contarão com a participação de juízes e membros do Ministério Público.
Participaram da reunião representantes do MEC, do CNMP, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamtra), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT).
Formalizado em setembro pelo Acordo de Cooperação Técnica n. 52/2025, o projeto é uma iniciativa inédita por conectar educação, justiça e sociedade, a partir da promoção de valores democráticos e sustentáveis desde a formação básica.
Fonte: Agência CNJ de Notícias











