• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Programas_do_TRT-SE_beneficiam_mais_de_7_mil_alunos_de_escolas_públicas_de_Sergipe_em_2025_DESTAQUE.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE) realizou, nesta sexta-feira (5), uma manhã de celebração no auditório da instituição com a entrega de 240 equipamentos de informática e sete veículos para escolas públicas e entidades do terceiro setor da Grande Aracaju. A ação marca o encerramento do ciclo 2025 do projeto “Cidadania em Movimento & Combate ao Trabalho Infantil”, que percorreu todo o estado, do Sul ao Sertão, distribuiu 663 computadores e impactou 7.184 alunos da rede pública com atividades de formação, conscientização e estímulo ao senso crítico.

Integrado aos Programas de Combate ao Trabalho Infantil, de Estímulo à Aprendizagem e ao Programa Aluno Cidadão, o projeto alcançou 14 municípios sergipanos ao longo do ano. Já a doação de veículos faz parte das ações do Plano de Descarbonização do TRT-SE. O presidente do Tribunal e gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, destacou o impacto das iniciativas.

“A entrega dos equipamentos de tecnologia e dos veículos simboliza o compromisso permanente da Justiça do Trabalho com a proteção da infância e o fortalecimento da educação pública. Ao investirmos em tecnologia, aprendizagem e cidadania, reafirmamos que combater o trabalho infantil é garantir oportunidades reais para que nossas crianças e adolescentes construam seus projetos de vida e vislumbrem um futuro digno”, afirmou o presidente.

Instituições beneficiadas

Foram contemplados, nesta sexta-feira, com 10 computadores e 20 monitores, os colégios estaduais Padre Gaspar Lourenço e Prof.ª Maria de Lourdes Góis, além das escolas municipais Prof.ª Ana Thereza Viana Ribeiro, Prof.ª Creuza Gomes dos Santos e Poeta Santo Souza. A UFS recebeu 15 computadores, 30 monitores e 2 veículos, enquanto o IFS foi beneficiado com 10 computadores, 20 monitores e 3 veículos. Também receberam doações a Avosos, contemplada com 5 computadores e 10 monitores e 1 veículo, e a Associação O Bom Samaritano, que foi agraciada com 1 veículo. 

A vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, agradeceu o apoio e destacou a relevância da parceria institucional. “As doações ampliam nossa capacidade de deslocamento e fortalecem nossas atividades. É um momento de alegria e de reafirmação da união entre instituições públicas e a sociedade. Contar com o apoio do TRT é fundamental para seguirmos oferecendo uma formação de qualidade”, afirmou.

A presidente de honra da Avosos, Jeane Vieira Melo, lembrou que a instituição depende diretamente de doações para manter suas atividades. Ela explicou que os equipamentos e o veículo serão usados nos escritórios, na captação de recursos e na brinquedoteca e sala de informática da Oncologia Pediátrica do Huse. “Os computadores e o carro serão utilizados integralmente na instituição, inclusive nos espaços que humanizamos na oncologia pediátrica”, disse. A Avosos atende cerca de 250 crianças por mês com transporte, alimentação, hospedagem, medicação e apoio multidisciplinar.

A presidente da Associação O Bom Samaritano, Irenilde dos Santos, emocionou o público ao relatar a importância do veículo recebido. “Para alguns, um carro pode parecer luxo, mas para nós é essencial. Atendemos pacientes em consultas e emergências e muitas vezes deixamos de buscar doações por falta de transporte. Lutamos por esse veículo desde 2019, e receber essa notícia foi uma imensa felicidade”, afirmou. A entidade atende mais de 300 pessoas.

A diretora do Colégio Estadual Prof.ª Maria de Lourdes Góis, Edna Maria de Santana, também destacou o impacto da doação. “Já contamos com um laboratório de informática e essa doação vem fortalecer ainda mais a educação dos nossos alunos. São 480 estudantes, 120 em tempo integral. Passaremos de 24 para 34 computadores”, comemorou.

Atividades da programação

A programação do evento incluiu a exibição de vídeos sobre o Programa Jovem Aprendiz, criado pelo TRT-SE em abril e que já oferece oportunidades para 30 jovens em situação de vulnerabilidade, e sobre o Programa Aluno Cidadão. Em seguida, o psicólogo do Tribunal, Thiago Bomfim, apresentou a palestra “Estudo, Caminho ou Atalho”, discutindo a importância da educação na construção de projetos de vida.

A manhã também contou com apresentação musical da Banda Salvadores da Pátria, formada por servidores, terceirizados e uma estagiária do Tribunal. Ao final, foram entregues os computadores, monitores e acessórios às unidades beneficiadas.

Participação

O evento reuniu magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), terceirizados(as) e jovens aprendizes do TRT-SE, além de diversas autoridades e representantes, entre eles: o médico Almir Santana; o diretor regional do Senac Sergipe, Nilson Lima; o diretor da Fecomércio, Manoel Caetano da Silva; Charles Donald, representando o Sindhobar; a reitora do IFS, Ruth Sales; a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas; o procurador do MPT-SE, Alexandre Alvarenga; a secretária de Educação de Divina Pastora, Maria do Carmo Santos Lima; a presidente da Associação O Bom Samaritano, Irenilde dos Santos; e o secretário de Educação da Barra dos Coqueiros, Orlando Apostolo.

Representando as escolas: Marleide Cruz de Araújo (DR-8), Gileilton dos Santos (Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço), Edna Maria de Santana (Colégio Estadual Prof.ª Maria de Lourdes Góis), Jorge Rollemberg dos Santos (Escola Municipal Prof.ª Ana Thereza Viana Ribeiro), Suzana de Oliveira Santos (Escola Municipal Prof.ª Creuza Gomes dos Santos) e Alessandra Arcanjo Felix (Escola Municipal Poeta Santo Souza).

LISTA COM TODOS OS BENEFICIADOS DO PROGRAMA ALUNO CIDADÃO

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)