TRT-SE realiza oficina sobre Guia de Conduta Ética e Integridade
- Publicado: Sexta, 19 Dezembro 2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), por meio do Comitê de Ética e Integridade, realizou nesta sexta-feira, 19, a Oficina Guia de Conduta Ética e Integridade. A atividade aconteceu na Sala Múltiplos Eventos, no 2º andar do edifício-sede, e foi direcionada a jovens aprendizes, estagiários(as) e prestadores(as) de serviços terceirizados que atuam no Tribunal.
Conduzida por Luis Henrique Rodrigues de Oliveira, assessor técnico-administrativo da Secretaria-Geral da Presidência, a oficina integra as ações de fortalecimento da cultura de integridade institucional e teve como objetivo apresentar a Cartilha de Ética e Integridade e o Guia de Conduta Ética e Integridade aprovado pelo Ato SGP.PR nº 057/2025. Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as condutas esperadas no relacionamento com o TRT-SE, desde o ambiente de trabalho até situações que envolvam risco ético.
José Rafael, estagiário do Gabinete da desembargadora Rita de Cássia, avaliou de forma positiva a abordagem da temática, destacando que não teve contato com esse tipo de discussão em experiências anteriores de estágio. Para ele, o debate sobre ética e conduta no ambiente de trabalho é fundamental, especialmente por contribuir para a compreensão de comportamentos adequados no dia a dia profissional. “É muito importante que a gente aprenda e saiba o que é certo, o que é errado, o que deve ser feito e o que não deve ser feito”, afirmou.
O palestrante Luis Henrique Rodrigues afirmou que a ética e a integridade são pilares da governança do TRT-SE, orientando o cumprimento das resoluções do CNJ e do CSJT e as ações do Tribunal no Programa Nacional de Combate à Corrupção, do TCU. Segundo ele, o Comitê de Ética tem a missão de disseminar esses valores entre magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), jovens aprendizes e demais colaboradores(as), por meio de iniciativas de capacitação, como a oficina sobre o Guia de Conduta Ética e Integridade. “A importância desse evento é levar o conhecimento básico da conduta ética para todas as pessoas que atuam no Tribunal, para que possamos recepcionar a sociedade com respeito e dignidade”, destacou.
Ao longo da atividade, foram abordados temas como conceito de ética e integridade, valores e princípios institucionais, direitos no ambiente de trabalho, riscos éticos e conflitos de interesses e regras específicas para terceirizados e contratados.Também foram apresentados exemplos de comportamentos adequados e vedados, bem como os canais oficiais de denúncia e acolhimento.
A elaboração do Guia está alinhado ao Código de Ética do TRT-SE, ao Plano de Integridade do Tribunal, às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e às ações do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), reforçando o compromisso do Regional com a ética, a integridade e a boa governança.
Ascom TRT-SE











