Processo digital será implantado em Sergipe
- Publicado: Quarta, 05 Julho 2006
A digitalização de processos na Justiça do Trabalho de Sergipe estará totalmente implantada em 60 dias. Essa é a estimativa do Serviço de Informática do TRT da 20ª Região, responsável pelo desenvolvimento do projeto. Segundo o diretor Euler Prado Rocha, a digitalização dos documentos de origem externa, a exemplo de petições, conclui um trabalho iniciado em 2005. "Atualmente todos os documentos gerados pelas secretarias das Varas já são automaticamente digitalizados e disponibilizados na internet, a exemplo de atas, sentenças, despachos, certidões, ofícios, alvarás, mandados, cartas precatórias e notificações. A fase final dos trabalhos é alcançar a digitalização de documentos de origem externa como as petições", explica Euler.
O projeto de digitalização completa dos processos surgiu no ano passado. O objetivo do Tribunal foi o de disponibilizar uma cópia integral dos autos em meio digital na internet. "Iniciamos nossos trabalhos pensando numa forma de digitalizar todos os documentos que fossem gerados pelas secretarias das Varas, sem acarretar despesas para o TRT", diz o diretor do SINF.
A digitalização total dos processos traz muitos ganhos para a Justiça Trabalhista. Com o projeto é possível se obter com segurança uma cópia completa do processo em meio digital. "Mesmo que os documentos sejam extraviados ou perdidos, podemos recuperar imediatamente todos eles. Além disso, conferimos aos nossos jurisdicionados a possibilidade de acesso on-line as peças dos autos processuais, eliminando assim a necessidade de deslocamento de advogados e partes às Varas para verem seus processos", esclarece.
Além de concluir a implantação da digitalização, o Tribunal vai iniciar uma campanha de estímulo à utilização do E-DOC, sistema que traz grande comodidade para os advogados ao possibilitar o envio de petições do escritório ou da residência sem a necessidade de impressão de documentos e deslocamento até às Varas do Trabalho. "Estamos também concluindo alterações em nosso sistema de protocolo que nos permitirão digitalizar todos os documentos no momento do seu recebimento, disponibilizando-os automaticamente na internet. Para isto, será necessária a aquisição de alguns scanners de alta velocidade, cuja licitação já está em andamento", informa.