• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 768x420-banner-5-caminhos-literarios-1.png

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, entre os dias 2 e 8 de julho, a 5ª edição do Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura. Com o tema “Resistir em batida, verso, corpo e traço”, o evento terá a participação do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, e da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, na mesa de abertura, às 10h.

O evento inaugural também reúne representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Fundação Biblioteca Nacional, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O evento será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.

Um dos destaques é a conferência magna “Do Beat à Palavra”, que terá a presença dos rappers Edi Rock (Racionais MCs), Tuca Lélis (Realidade Cruel, e X (Câmbio Negro), além da grafiteira indígena Kakaw Tamoyos. O encontro discutirá o hip hop como expressão cultural da juventude em seus diferentes elementos — o MC (rima), o DJ (batida), o breaking (dança) e o grafite (artes visuais).

A programação conta, ainda, com a exibição do videocast Cria Caminhos, produzido pelos adolescentes a partir das atividades dos clubes de leitura Cria das Letras, que nesta edição especial desenvolveram ações inspiradas no livro Mano a Mano, de Mano Brown.

Promovido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, no âmbito do Programa Fazendo Justiça, o evento tem apoio do Grupo Companhia das Letras e integra a Agenda Justiça Juvenil, estratégia nacional do CNJ para fortalecer a gestão de medidas socioeducativas no país. 

Acesse a programação completa

Cultura para além dos muros

No dia 3 de julho, o Caminhos Literários ganha as ruas por meio da iniciativa Caminhos pelo Território. Jovens de mais de cem de unidades socioeducativas farão visitas a museus e espaços culturais e participarão de batalhas de rima, oficinas de grafite, apresentações musicais, saraus, cineclubes, produção de podcasts e encontros com artistas.

A programação inclui ações como visitas ao Cine Arte Pajuçara, em Alagoas; ao Theatro da Paz, no Pará; ao Centro de Referência de Culturas Urbanas, em Minas Gerais; à Casa do Hip Hop, em Goiás; além de oficinas, apresentações e encontros com artistas e coletivos de hip hop em praticamente todas as regiões do país.

Acesse a programação completa das unidades em todo o Brasil

Protagonismo juvenil em evidência

Nos dois últimos dias do evento, fechados exclusivamente para participação das unidades, adolescentes de diferentes estados apresentarão experiências selecionadas para a Mostra Cultural do Socioeducativo, compartilhando produções desenvolvidas ao longo do último ano em diferentes linguagens artísticas.

A programação também prevê uma oficina de grafite e um painel sobre a ocupação dos espaços públicos por meio da cultura hip hop, ampliando as oportunidades de troca entre adolescentes, profissionais da socioeducação e convidados.

Outra iniciativa que integra o Caminhos Literários é a cobertura do evento realizada pelos próprios adolescentes. Após participarem de oficinas promovidas pela equipe de comunicação do Programa Fazendo Justiça, jovens de cinco estados produzirão vídeos, fotografias e outros conteúdos sobre o evento, fortalecendo seu protagonismo também na produção da informação.

Serviço:
5º Caminhos Literários no Socioeducativo
2 de julho, a partir das 10h
Transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube

Fonte: Agência CNJ de Notícias