• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Melhoria dos Processos de Trabalho no TRT de Sergipe

Diante de novos desafios do Poder Judiciário, os tribunais do país buscam a modernização dos seus mecanismos de gestão como saída para se adequar ao aumento da demanda e limites de lotação de pessoal em diversas áreas. Uma das saídas mais adequadas tem sido a otimização de processos de trabalho que, racionalizando procedimentos e reestruturando unidades, vão garantir qualidade e eficiência às demandas dos usuários internos e externos.

Na reunião do Planejamento Estratégico Participativo de 2013, a alta direção do TRT sinalizou a necessidade e a oportunidade de se fazer um trabalho de mapeamento de processos das unidades administrativas, com o objetivo de avaliar o desempenho e melhorar a produtividade. Para tanto, contratou-se a Fundação Getúlio Vargas, que mantém um programa, denominado FGV-Projetos, que faz desde o trabalho inicial de levantamento e avaliação da situação atual até os planos de ação para implementação de melhorias. Com esta contratação, além de qualidade técnica excelente, é possível desenvolver um trabalho imparcial e criterioso.

Os trabalhos se iniciaram em 29/07, com uma reunião de apresentação do escopo, dos objetivos e dos benefícios do projeto. Foram convidados os gestores e os servidores das unidades envolvidas no projeto, dentre elas: Secretaria Geral da Presidência, Diretoria Geral, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Secretaria Judiciária, Secretaria de Recurso de Revista, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Orçamento, Finanças e Pagamento, Secretaria do Tribunal Pleno e da 1ª Turma, Coordenadoria da 2ª Turma, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Apoio Administrativo, Coordenadoria de Atendimento e Protocolo, Coordenadoria de Material e Patrimônio e Juízo Auxiliar de Execução.

De acordo com o plano de ação definido na contratação, os consultores da FGV visitaram as unidades para entender o funcionamento de cada unidade e identificar as rotinas de trabalho, com vistas à construção do fluxograma das atividades e dos procedimentos operacionais padrão (POP). O resultado dessa etapa foi validado por cada gestor, possibilitando a cada unidade perceber e entender o valor e o alcance do trabalho realizado.

A reunião de apresentação do relatório final da consultoria está marcada para o dia 04/10 e reunirá gestores e servidores.  O produto final apresentará o macro fluxo dos processos de trabalho, a proposta de reestruturação do organograma, o mapa de processos do Tribunal, as oportunidades de melhoria e respectivos planos de ação.

Clique aqui e conheça os consultores da FGV responsáveis por este valioso trabalho.

 

Fotos: Annette Rivas/Ascom TRT20