Prevenindo sintomas visuais
- Publicado: Sexta, 06 Junho 2014
Os resultados preliminares do estudo que vem acompanhando o impacto da virtualização dos processos sobre a saúde dos magistrados e servidores da 20ª Região, apontaram uma alta prevalência de sintomas visuais compatíveis com a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC) entre os indivíduos avaliados.
Essa síndrome, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, refere-se a um grupo de sinais e sintomas diversos e variados, que podem ser atribuídos ao uso do computador, dentre os quais: cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.
Estima-se que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentem algum tipo de sintoma relacionado à SVRC. Suas principias causas estão relacionadas a mecanismos acomodativos e ressecamento da superfície ocular.
Um dos fatores apontados que correlacionam o uso de computadores à SVRC é a redução da frequência de piscada. A maioria dos indivíduos pisca 10 a 15 vezes por minuto. Essa taxa pode ser reduzida em até 60%, segundo alguns estudos, resultando em sintomas de olho seco.
Para prevenção ou atenuação desses sintomas, sugere-se que sejam feitas pequenas pausas, de 5 a 10 minutos por hora, para mudança de foco do olhar da tela do computador para um foco a distância. Além disso, os turnos de 4 horas no computador devem ser interrompidos por pausas maiores para evitar maior desconforto visual. Além disso, o uso frequente de lubrificantes oculares pode melhorar esta condição de forma significativa.
Por essa razão, o TRT 20ª Região está fornecendo a seus servidores colírios tipo lágrima artificial, adquiridos com recursos do Programa Trabalho Seguro e que podem ser substituídos, ao seu término, diretamente no Setor de Saúde.
Fonte: Dra. Marcia Virgínia Pereira Montalvão (Setor de Saúde e Perícias do TRT20)
|
Foto: Valério Andrade/Ascom |