¿Temos que fazer do Brasil um grande Sergipe¿, diz ministro do TST
- Publicado: Quinta, 14 Setembro 2006
Foto: Ascom 20ª Região é modelo, diz Ministro Luciano
O ministro José Luciano de Castilho Pereira, corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), fez elogios ao desempenho do TRT de Sergipe. "O ministro Ronaldo Lopes Leal, então corregedor, afirmou na época que Sergipe era o melhor Tribunal do país. Bato o carimbo no que ele disse. Vocês são um Tribunal de vanguarda", declarou o ministro José Luciano, durante anúncio do relatório final da correição realizada na 20ª Região.
Uma equipe de assessores do ministro José Luciano esteve durante três dias analisando processos por amostragem, desde a entrada no Serviço de Protocolo até os acórdãos proferidos pelo Tribunal. Aspectos como desempenho e padronização na prestação dos serviços às partes envolvidas nas ações trabalhistas foram verificados.
No relatório apresentado, durante sessão realizada no Pleno, a Corregedoria-Geral elogiou a posição de vanguarda do Tribunal na área da Tecnologia da Informação, com a criação do sistemas "Geração e Emissão de Despachos", "Site do Advogado", "Sistema de Gravação das Audiências" e "Criação e implantação do site da OAB" e parabenizou o TRT de Sergipe pela iniciativa pioneira de proferir sentenças líquidas.
A correição ordinária, segundo o ministro José Luciano, tem como objetivo a verificação do andamento dos processos, a observância dos prazos e a regularidade dos serviços judiciários. "Buscamos o estreitamento do relacionamento institucional entre os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho, com intercâmbio de experiências, que traduzem sucessos e fracassos", explica o corregedor-geral.
Sergipe é o nono regional a receber a visita da Corregedoria Geral do TST. Este ano, o ministro José Luciano de Castilho Pereira realizou correições em Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Manaus e Salvador.