Conciliação é tema de palestra no TRT de Sergipe
- Publicado: Terça, 10 Julho 2007
Na manhã da última sexta-feira, 06 de julho, juízes e advogados trabalhistas, além de servidores do TRT de Sergipe, participaram do curso 'Técnicas de Conciliação'. Ministrado pelo juiz do Trabalho Flávio da Costa Higa, professor da Escola da Magistratura da 24ª Região, o evento faz parte das ações locais do projeto nacional 'Conciliar é Legal', do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O desembargador João Bosco Santana de Moraes, vice-presidente e corregedor do TRT da 20ª Região, deu início ao curso destacando a importância do processo conciliatório. "Além de diminuir o tempo de tramitação e julgamento das demandas, o grande fruto da conciliação são os efeitos positivos que ela passa a gerar. O entendimento é sempre o melhor caminho para que a Justiça prevaleça", afirmou o desembargador.
O juiz do Trabalho Flávio da Costa Higa já ministrou o curso 'Técnicas de Conciliação' em vários estados do Brasil. Segundo ele, o processo conciliatório se resume ao ganho compartilhado. Para que ambas as partes sejam beneficiadas, o juiz deve atuar como avaliador, facilitador e terapeuta. "O maior desafio do juiz é separar as pessoas dos problemas", afirmou.
O palestrante ressaltou a importância do ambiente das salas de audiência para que a conciliação seja efetiva. Flávio Higa buscou estudos para comprovar a influência das cores das paredes e da música ambiente, por exemplo, no comportamento das pessoas. De acordo com ele, o ambiente das Varas de Trabalho não transmite tranqüilidade ao jurisdicionado. Além disso, os horários das audiências precisam ser revistos. O tempo de cada uma deve ser aumentado de forma a não prejudicar a pauta diária.
O curso foi encerrado com uma apresentação teatral. Flávio Higa, acompanhado de dois atores, interpreta um juiz despreparado para conduzir um processo conciliatório.
![]() |
![]() |
![]() |