Universitários da Estácio-Fase visitam TRT20
- Publicado: Terça, 28 Outubro 2014
Na manhã desta terça-feira, 28 de outubro, 29 estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio-Fase, sob a supervisão do advogado orientador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Ives Melo Souza, visitaram o TRT20 a fim de conhecer o funcionamento, a estrutura e atividades deste tribunal.
Para Ives Melo, a importância da visita reside na busca por novos estímulos e conhecimento da rotina dentro de órgãos jurídicos. “É importante que os alunos possam entrar em contato com a prática e o dia a dia forense, isso vai ajudá-los a escolher o ramo no qual eles irão atuar quando estiverem formados”, explica o professor.
Logo que chegaram ao Tribunal, os alunos foram recepcionados e encaminhados para a Sala de Múltiplos Eventos pelas servidoras Ida Carla Sobral (SGP) e Annette Rivas (ASCOM). Lá os estudantes foram recebidos pelo assessor de comunicação do TRT20, Péricles Teixeira, que apresentou a história e o funcionamento do Tribunal, bem como explicou sobre as Varas Trabalhistas, o número de processos existentes na Justiça do Trablho de Sergipe e o Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT).
Após esse momento, os alunos se dirigiram à Sala de Sessões do Tribunal Pleno, onde acompanharam uma Sessão da Segunda Turma, presidida pelo desembargador Jorge Cardoso, que aproveitou para saudar e dar as boas-vindas aos graduandos.
Para a estudante de 8º período de direito, Mariana Foz, a visita foi uma oportunidade de conhecer a rotina e a história da Justiça do Trabalho. “Esse tribunal é bastante organizado, foi muito esclarecedor saber sobre o histórico do tribunal, sobre o número de processos e ainda ter a oportunidade de conhecer por dentro um pouco da realidade do órgão”, diz.
Em seguida, recepcionados pela servidora Norma Sueli de Santana (CAP), os futuros profissionais do Direito conheceram o início de um processo trabalhista, bem como o procedimento de atermação na Coordenadoria de Atendimento e Protocolo (CAP).
Finalizando a visita, os 29 alunos foram divididos em três grupos: uma parte assistiu a algumas audiências na 1ª Vara (presidida pelo juiz substituto Horácio de Senna Pires, sendo recepcionados pelo diretor Paulo Henrique Cavalcante), outra parte na 6ª Vara (presidida pela juíza substituta Gilvânia Oliveira Rezende, sendo recepcionados pelo diretor Carlos Everton Lisboa, e a última parte na 7ª Vara (presidida pelo juiz Hider Torres do Amaral, sendo recepcionados pela diretora Caroll Fátima Rocha de Melo).
Foto: Valério Andrade/Ascom