Novo Código de Processo Civil é discutido no Curso dos Magistrados
- Publicado: Quarta, 12 Novembro 2014
A primeira etapa do VIII Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados foi concluída hoje, 12/11. No encontro da manhã desta quarta-feira, juízes e desembargadores debateram sobre o projeto do Novo Código de Processo Civil (CPC) e seus reflexos no Processo do Trabalho. O painel foi conduzido pelas juízas Flávia Pessoa, Cinthia Lima de Araújo e Eleusa Passos.
As juízas Cinthia e Eleusa participaram, em setembro, de um seminário que reuniu juízes de todo o país no TST, em Brasília. A intenção, segundo Cinthia de Araújo, foi iniciar o debate acerca do novo CPC, visto que ele trará mudanças para toda a legislação e demandará tempo para adaptação. “É preciso debatê-lo para uma aplicação correta e segura”, ressalta Cinthia.
Para a juíza Flávia, embora o novo CPC ainda não tenha sido promulgado, é importante começar a tratar do assunto já. “A Escola Judicial do TRT20 vem realizando treinamentos em relação ao novo CPC, com o objetivo de preparar os juízes para atuar com base no novo código. São essas discussões que promoverão um debate sobre a interpretação dos novos artigos”, afirma Flávia, que é coordenadora da Ejud20.
Treinamento
Logo após o painel, foi realizada a segunda parte do Media Training, iniciado na segunda-feira, 10/11. Dessa vez, os magistrados partiram para o treinamento prático, que consistiu em simular entrevistas jornalísticas sobre assuntos do dia a dia da Justiça Trabalhista. As pautas abordaram o Programa Trabalho Seguro e a Semana Nacional de Conciliação, entre outros temas. Cada magistrado concedeu uma entrevista, que foi gravada, e teve a oportunidade de ensaiar e melhorar sua postura para uma possível situação real.
À tarde, foi realizada nova aula de Defesa Pessoal. Os magistrados aprenderam algumas técnicas de artes maciais com o coronel Azevedo e o capitão Alves, da Polícia Militar. Amanhã e sexta-feira, 13 e 14/11, acontecerá a segunda etapa do VIII CIFCM com a realização do X Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho, promovida pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20º Região, pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho e pelo TRT da 20ª Região.