TRT20 implanta sistema Captcha nas Consulta Processuais
- Publicado: Terça, 16 Dezembro 2014
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região implantou uma nova rotina de segurança com o sistema Captcha para proteger os acessos às consultas processuais de 1ª e 2ª instância. Esta medida é uma das recomendações da Resolução 139/2014 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) .
O CSJT deu o prazo de 180 dias para que os tribunais trabalhistas adotem medidas para dificultar o acesso automatizado, por mecanismos de busca (robôs), a dados dos reclamantes nos processos dos tribunais. A determinação visa impedir ou dificultar a busca de nome de empregados para elaboração das chamadas “listas sujas”.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, Marcos Xavier de Almeida Barreto, informou que a implantação desse procedimento também vai evitar que esses robôs tornem os sistemas lentos e suscetíveis à ataques de hackers. “O tribunal vem investindo em segurança da informação, principalmente após a implantação do PJe. O Captcha foi uma melhoria desenvolvida para garantir que o nosso site não seja atacado, com esse sistema o site estará protegido do acesso de robôs de busca, que podem causar lentidão e até causar uma queda no sistema”, explica.
Sistema Captcha
Captchas são combinações de números e letras distorcidas que o usuário precisa digitar para acessar certos conteúdos na internet, usado para identificar se é uma pessoa ou robô que está acessando determinada página.