Gestores participam do treinamento de Gestão por Competências
- Publicado: Terça, 10 Março 2015
Terminou no dia 10 de março, o treinamento de Gestão por Competências. O curso, que faz parte do programa de mesmo nome iniciado em 2012, foi voltado para os gestores, isto é, secretários, diretores, coordenadores, chefes de gabinete, assessores-chefes e chefes de seção, de setor, de núcleo e de escritório, com o objetivo de definir as atribuições e competências gerenciais do TRT20 (conhecimentos, habilidades, atitudes e responsabilidades), proceder à avaliação das competências dos gestores e, finalmente, promover o desenvolvimento gerencial.
No dia 9 de março, começou o curso, quando foi a vez dos gestores titulares de unidades. No dia seguinte, o treinamento aconteceu para as demais chefias.
Em dois dias de curso, o consultor Euclides Júnior, da Leme Consultoria, apresentou, por meio de oficina, maneiras de detectar responsabilidades e competências técnicas gerenciais específicas de cada área de atuação. Enquanto em 2012 o projeto abrangeu apenas os gestores titulares de unidades, agora passa a abarcar também os demais ocupantes de cargos e funções de natureza gerencial. “A oficina foi o primeiro passo para identificarmos atribuições específicas e competências técnicas de cada posto gerencial, para que possamos entender as exigências e expectativas sobre cada cargo de gestão”, explica.
O perfil padrão de gestão do TRT20, ou seja, o que se espera de todo e qualquer gestor do Tribunal já foi definido. Segundo Euclides, agora, é preciso entender o que é próprio de cada posto gerencial, independentemente de quem o ocupe.
A avaliação de competências dos gestores está prevista para junho e, a partir de tais resultados, serão identificadas as necessidades de treinamento e desenvolvimento. Os documentos que descrevem as atribuições e competências de cada posto de gestão, que estão sendo construídos pelos participantes do treinamento, servirão de base para todas as demais etapas do projeto. A partir de agosto, o trabalho de formação de líderes poderá ser focado.
Mais informações podem ser obtidas no Setor de Avaliação e Acompanhamento (SAVA) da CGP através dos ramais 8851/8849 e e-mail sava@trt20.jus.br.
Fotos: Julie Braga/Ascom