• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Para implantar o Sistema de Controle de Material e Patrimônio (SCMP), o TRT da 20ª Região promoveu um curso sobre o novo sistema de gestão patrimonial, ministrado pelos servidores José Mário Viana e Deven Miller, do TRT da 7ª Região (Ceará), onde o sistema é utilizado há um ano. O curso aconteceu nesta quinta, 28, e sexta-feira, 29 de maio, e foi voltado para servidores das áreas de Material e Patrimônio, Contabilidade e Tecnologia da Informação (TI).

Desenvolvido pelo TRT da 24ª Região (Mato Grosso do Sul), o SCMP permite que toda a movimentação de material seja feita eletronicamente. “Todo recebimento e distribuição de almoxarifado, e tombamento, no caso de material permanente, são lançados dentro do sistema. A partir disso, são gerados relatórios, que são encaminhados à Contabilidade”, explica Deven Miller, diretora da Divisão de Material e Patrimônio.

Mais moderno, o novo sistema possui funcionalidades que os antigos não possuem, como, por exemplo, a depreciação automática dos bens. Outro aspecto positivo é que, como todo o trabalho é eletrônico, elimina-se o uso de papel para fins desta atividade.

O analista de sistemas José Mário Viana acrescenta ainda que o SCMP institui o conceito de gestor de patrimônio descentralizado, uma vez que todas as unidades têm acesso ao sistema, sendo cada uma responsável por suas movimentações e requisições.

Além do curso de dois dias, o servidor da 7ª Região apresentou, durante toda a semana, o método de implantação do sistema à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Outros TRTs que também já implantaram o SCMP são os da Bahia, Amazonas e Acre. Estão em processo de implantação os tribunais de Santa Catarina, Alagoas e Campinas, além de Sergipe.

Fotos: Julie Braga/Ascom