• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Varas do Trabalho recebem treinamentos sobre “Projeto Solaria” e “Ferramentas maisPJe e Concilia-JT”

A Escola Judicial do TRT da 20ª Região (Ejud-20) promoveu, na última semana de outubro, treinamentos voltados às Varas do Trabalho do Regional. As capacitações, divididas em duas turmas, abrangeram os temas “Projeto Solaria” e “Ferramentas maisPJe e concilia-JT”.

Projeto Solaria

No dia 27/10, das 12h30 às 14h30, com duas horas de duração, aconteceu o treinamento sobre o “Projeto Solaria”, direcionado a secretários(as) de audiência das Varas do Trabalho. O “Projeto Solaria”, desenvolvido pelo TRT da 9ª Região (PR), trata da utilização do robô RJ01 para agendamento de audiências no Zoom e intimação das partes.

A capacitação, que contou com a presença de 13 servidores(as), foi conduzida por Adeilson Fernandes Chaves, coordenador da Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho e Gabinetes dos Desembargadores, como instrutor, e por Marcelo Mendes De Oliveira, chefe do Setor de Desenvolvimento e Operações de Sistemas Jurídicos, da SETIC, como monitor.

Ferramentas maisPJe e Concilia-JT

Nos dias 28 e 29/10, das 8h às 12h, com oito horas totais de duração, foi a vez do treinamento “Ferramentas maisPJe e concilia-JT”, que teve a presença expressiva de diretores(as) de Varas ou de servidores(as) representantes da unidade, perfazendo um total de 15 participantes.

A ferramenta maisPJe (+PJe), desenvolvida pelo TRT da 12ª Região (SC),  permite que se possa gerenciar o ambiente de trabalho no sistema PJe, por meio de atalhos e de automatização das tarefas do dia-a-dia, o que reduz ações repetitivas e garante ganhos de produtividade, celeridade e qualidade na prestação jurisdicional. 

Por sua vez, a ferramenta Concilia-JT, desenvolvida pelo TRT da 2ª Região (SP), é apoiada em técnicas de inteligência artificial e de análise do acervo histórico processual, produzindo diagnóstico do potencial de acordo de um processo.

A capacitação foi conduzida por Mário de Oliveira Neto, diretor da Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória, como instrutor, e por Márcia Moderno Dos Santos, assistente de diretor da 1ª Vara do Trabalho de Aracaju, como monitora.

Por Ejud-20