• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Ejud-20 promoverá oficina sobre Precedentes Trabalhistas

A Escola Judicial do TRT da 20ª Região (Ejud20) promoverá, nos dias 25 e 26/11/2025, a oficina “Teoria e Prática dos Precedentes Trabalhistas”. A capacitação, com 10 horas de duração, será realizada na modalidade presencial, no Espaço de Inovação e Capacitação da Ejud-20, e terá como público-alvo magistrados(as) e servidores(as) das áreas judiciárias.

A oficina terá como facilitador o servidor Gustavo Baini, servidor do TRT da 4ª Região (RS) e coordenador da Coordenadoria de Agravos Internos, vinculada à Secretaria de Recurso de Revista do TRT-RS. Gustavo Baini é mestre em Direito pela UFRGS; doutorando em Direito pela Universidade de Lisboa; professor em Curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho; ministrante em Cursos de Escolas Judiciais e da Advocacia; autor de livros e artigos publicados em diversos periódicos, no Brasil, em Portugal e na Espanha.

Conteúdo Programático

A capacitação, que será válida para o Adicional de Qualificação (AQ), abrangerá o seguinte conteúdo programático:


Unidade 1. Fundamentos

●   Entre Roma e Bretanha – origens do Civil Law e do Common Law.

●   Dois caminhos paralelos para o mesmo destino: o caminho do texto e o caminho do exemplo dotados de autoridade.

●   A insuficiência do caminho texto para “chegar lá” e a necessidade de socorrer-se do caminho do exemplo.

●   A dupla indeterminação do direito e a dupla dimensão do processo judicial.

●   Instâncias ordinárias e extraordinária: o TST como Corte de Precedentes trabalhista.

Unidade 2. O problema-base e sua resposta

●   Litigiosidade, repetitividade e acervo

●   Uma aposta: a nova arquitetura regimental do TST para fomentar precedentes

●   Resoluções TST n. 223 e 224/2024 e Emenda Regimental n. 07/2024.

●   O “novo” agravo interno


Unidade 3. Três concepções de precedente

●   Precedente em sentido comum, clássico e qualificado.

●   O precedente em sentido clássico: ratio decidendi e obiter dictum.

●   O precedente qualificado no CPC de 2015. Precedentes vinculantes “em sentido forte” e “em sentido fraco”

Unidade 4. Precedentes qualificados em espécie e instrumentos processuais relacionados

●   Ações de controle concentrado de constitucionalidade (ADI, ADC, ADO, ADPF), súmulas vinculantes, repercussão geral em RE.

●   IAC, IRDR e IRR.

●   Reclamação.

●   Arguição de Inconstitucionalidade e jurisprudência atual, iterativa e notória do TST.

Unidade 5. Categorias teóricas de aplicação dos precedentes

●       Ratio decidendi (holding, rule) e obiter dictum.

●   Teste de Wambaugh e método de Goodhart: fatos materiais e imateriais.

●   Distinção (distinguishing) e associação (assimilação/aderência) de casos.

●   Similaridades relevantes, regras de relevância e categorias de assimilação.

●   Superação de precedentes: overruling, overriding, transformation, signaling e prospective overruling.

Unidade 6. Na prática: como se aplica um precedente?

●   O precedente qualificado e sua tese jurídica.

●   Identidade entre fatos materiais e fatos do caso futuro.

●   Aplicação por analogia: a incidência das razões jurídicas do precedente no caso futuro.

Trilha de Aprendizagem do CSJT

Conforme matéria publicada anteriormente, sob o título “Capacitação em Precedentes Obrigatórios é meta estabelecida pelo CSJT”, o CSJT, por meio da Resolução nº 388/2024, definiu que os TRTs deverão promover, em 2025 e 2026, capacitações em precedentes obrigatórios.

Nesse sentido, a oficina “Teoria e Prática dos Precedentes Trabalhistas” visa a atender a um dos requisitos da trilha de aprendizagem estabelecida pelo CSJT, a saber: “participação em curso promovido pelo próprio TRT, preferencialmente com abordagem prática, podendo ser realizado nas modalidades assíncrona ou presencial, com carga horária mínima de 10 horas-aula”.

Inscrições

As inscrições na oficina devem ser realizadas pelo sistema SISEJUD. Para inscrever-se, siga as instruções a seguir:

  • Clique no link abaixo para acessar o SisEjud.
  • Escolha a opção “Público Interno”.
  • Entre com o usuário e senha.
  • Clique em “Inscrições”.
  • Escolha o evento desejado “Teoria e Prática dos Precedentes Trabalhistas” e clique em “solicitar inscrição”.
  • Preencha os campos obrigatórios e clique em “concluir inscrição”.
  • Será mostrada a tela “Meus cursos”, incluindo a referida inscrição.
  • A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail funcional do inscrito.

Link para o SisEjud: https://sigep.trt20.jus.br/ejud/ 

Texto: Ejud-20