Ejud-20 iniciará capacitação relacionada ao Prêmio CNJ de Qualidade
- Publicado: Sexta, 16 Janeiro 2026

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Ejud-20) dará início, entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2026, ao treinamento “Prêmio CNJ de Qualidade: Aspectos introdutórios, Metodologias e Estratégias”, com atividades presenciais e telepresenciais voltadas ao aperfeiçoamento da gestão, da produtividade, da transparência e do uso de dados e tecnologia no âmbito do Tribunal.
A demanda decorre de proposta da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, por determinação da Presidência do Tribunal, e visa à melhoria do desempenho institucional do TRT-20 nos eixos avaliados pelo Prêmio CNJ de Qualidade, o qual consiste em verdadeira auditoria geral sobre o cumprimento das resoluções do CNJ. O Prêmio avalia os eixos de Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia, demandando atuação integrada, especializada e contínua das unidades administrativas e judiciárias.
O treinamento será ministrado pelo servidor Renan Cartaxo Marques Duarte, do TRT da 13ª Região (PB). Cartaxo é graduado em Ciência da Computação e Direito, com pós-graduação em Governança e Planejamento Estratégico, e possui experiência comprovada na temática relacionada ao Prêmio CNJ de Qualidade.
O TRT da 13ª Região conquistou o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2025, alcançando o índice de 89,2% entre os Tribunais do Trabalho de pequeno porte, o que reforça a adequação técnica do instrutor indicado para a capacitação.
ETAPAS E MÓDULOS
A capacitação será desenvolvida em nove módulos, com carga horária total de 52 horas, dividida em duas etapas: a primeira, presencial, com 5 módulos e 30 horas de duração; e a segunda, telepresencial, com 4 módulos e 22 horas de duração.
Os módulos foram estruturados de acordo com os eixos avaliados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contemplando públicos específicos e objetivos direcionados a cada área estratégica do TRT-20.
PROGRAMAÇÃO
ETAPA PRESENCIAL (1ª parte)
Módulo 1 – Aspectos introdutórios
- Data: 26/1
- Hora: 8h às 10h
- Carga horária: 2 horas
- Local: Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20
- Público-alvo: todos os ocupantes de cargos em comissão (CJs) administrativos e judiciários.
- Objetivo: apresentar os aspectos introdutórios do Prêmio CNJ de Qualidade, sua metodologia, critérios de avaliação e relevância estratégica para o Tribunal.
Módulo 2 – Eixo Governança
- Data: 26 e 27/1
- Hora:
- 26/1 – das 10h às 12h e das 13h às 15h
- 27/1 – das 8h às 12h e das 13h às 15h
- Carga horária: 10 horas
- Local: Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20
- Público-alvo: servidores das áreas de Governança, Sustentabilidade, Apoio à 1ª Instância, Acessibilidade, Inovação, Equidade Racial e Cooperação Judiciária
- Objetivo: capacitar os servidores sobre os aspectos da gestão judiciária relacionados às práticas administrativas de controle e planejamento dos tribunais, conforme os critérios do Prêmio CNJ de Qualidade.
Módulo 3 – Eixo Produtividade – Área Judiciária (1º Grau)
- Data: 28/1
- Hora: das 8h às 12h e das 13h às 15h
- Carga horária: 6 horas
- Local: Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20
- Público-alvo: diretores de Vara e assistentes de diretores.
- Objetivo: capacitar os servidores das Varas do Trabalho sobre os indicadores de produtividade do 1º grau avaliados no Prêmio CNJ de Qualidade, com uso das ferramentas disponibilizadas pelo CNJ e pelo TRT da 20ª Região.
Módulo 4 – Eixo Produtividade – Área Judiciária (2º Grau)
- Data: 29/1
- Hora: das 8h às 12h e das 13h às 15h
- Carga horária: 6 horas
- Local: Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20
- Público-alvo: assessores de desembargadores
- Objetivo: capacitar os servidores dos Gabinetes sobre os indicadores de produtividade do 2º grau aferidos no Prêmio CNJ de Qualidade, utilizando ferramentas do CNJ e do TRT da 20ª Região.
Módulo 5 – Eixo Transparência
- Data: 30/1
- Hora: das 8h às 12h e das 13h às 15h
- Carga horária: 6 horas
- Local: Local: Espaço de Capacitação e Inovação da Ejud-20
- Público-alvo: servidores dos setores responsáveis pela alimentação do Portal da Transparência (Gestão, Audiências e Sessões, SIC, Ouvidoria, TI, Gestão Orçamentária, Licitações e Contratos, Gestão de Pessoas, Auditoria, Prestação de Contas, Sustentabilidade e Acessibilidade).
- Objetivo: capacitar os servidores quanto à gestão dos 85 itens do Ranking da Transparência do CNJ, identificando inconsistências e oportunidades de melhoria das informações disponibilizadas.
ETAPA TELEPRESENCIAL (2ª parte)
Num segundo momento, entre os meses de fevereiro e julho, a capacitação será complementada por módulos telepresenciais, voltados à consolidação e à revisão dos requisitos do Prêmio CNJ de Qualidade, a saber:
Módulo 6 – Eixo Dados e Tecnologia
- Data: a definir durante a fase presencial
- Hora: a definir durante a fase presencial
- Carga-horária: 6 horas
- Local: telepresencial
- Público-alvo: servidores das áreas de Tecnologia da Informação, Estatística, Governança e Gestão Negocial.
- Objetivo: capacitar os servidores sobre os aspectos relacionados à gestão de dados e à implementação de soluções tecnológicas para a adequada prestação jurisdicional.
Módulo 7 – Revisão do cumprimento dos itens do Eixo Transparência
- Data: a definir durante a fase presencial
- Hora: a definir durante a fase presencial
- Carga-horária: 4 horas
- Local: telepresencial
- Público-alvo: servidores envolvidos com o Eixo Transparência
- Objetivo: analisar e revisar o cumprimento dos itens relativos ao Eixo da Transparência do Prêmio CNJ de Qualidade.
Módulo 8 – Revisão do cumprimento dos requisitos do Prêmio Governança, Produtividade e Dados e Tecnologia.
- Data: a definir durante a fase presencial
- Hora: a definir durante a fase presencial
- Carga-horária: 6 horas
- Local: telepresencial
- Público-alvo: servidores das áreas de Governança, Produtividade e Dados e Tecnologia
- Objetivo: Analisar e revisar o cumprimento dos requisitos relativos aos eixos de Governança, Produtividade e Dados e Tecnologia do Prêmio CNJ de Qualidade.
Módulo 9 – Revisão do preenchimento do formulário do Prêmio CNJ de Qualidade.
- Data: a definir durante a fase presencial
- Hora: a definir durante a fase presencial
- Carga-horária: 6 horas
- Local: telepresencial
- Público-alvo: servidores responsáveis pelo preenchimento e validação das informações do Prêmio CNJ de Qualidade
- Objetivo: analisar e revisar todos os itens que compõem o formulário do Prêmio CNJ de Qualidade, assegurando a consistência e a conformidade das informações prestadas.
INSCRIÇÕES
Para inscrever-se, cada gestor(a) e servidor(a) indicado deverá inscrever-se naqueles módulos cujo público-alvo o contemple ou cujas temáticas lhe sejam afins.
As inscrições no treinamento devem ser realizadas pelo sistema SisEjud, conforme as instruções a seguir:
- Clique no link abaixo para acessar o SisEjud.
- Escolha a opção “Público Interno”.
- Entre com o usuário e senha.
- Clique em “Inscrições”.
- Escolha o(s) módulo(s) desejado(s) e clique em “solicitar inscrição” (deve ser feita uma inscrição para cada módulo de interesse).
- Preencha os campos obrigatórios e clique em “concluir inscrição”.
- Será mostrada a tela “Meus cursos”, incluindo a referida inscrição.
- A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail funcional do inscrito.
Link para o SisEjud: https://sigep.trt20.jus.br/ejud/
Serão oferecidas 60(sessenta) vagas para cada módulo.
As inscrições estarão abertas até o dia 22/1/2026 (ou enquanto houver vaga).
As horas de participação no treinamento serão contabilizadas para fins de Adicional de Qualificação (AQ).
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL (PDG)
Considerando o que dispõe o ATO DG.PR nº 014/2025, que regulamenta a participação do(a) titular de função comissionada ou de cargo em comissão de natureza gerencial no Programa de Desenvolvimento Gerencial no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, e levando em conta a multiplicidade de temáticas da capacitação que são relacionadas à gestão, as horas de participação no treinamento serão contabilizadas como ações de desenvolvimento gerencial.
Por Ejud-20












