Ejud-20 inicia treinamento sobre o Prêmio CNJ de Qualidade nesta segunda-feira
- Publicado: Segunda, 26 Janeiro 2026
Teve início nesta segunda-feira, 26, o treinamento “Prêmio CNJ de Qualidade: Aspectos introdutórios, Metodologias e Estratégias”, promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Ejud-20). A capacitação será realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2026, em formato presencial e telepresencial, com foco no aperfeiçoamento da gestão, produtividade, transparência e no uso estratégico de dados e tecnologia no âmbito do TRT-SE.
O Treinamento abordará os eixos de Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia, conforme os critérios de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade. Nesta segunda e terça-feira, 26 e 27, o foco será o eixo Governança. Os demais temas serão apresentados ao longo da semana, de acordo com a programação do evento.
A abertura foi conduzida pelo coordenador da Ejud-20, juiz Carlos João de Gois Júnior, que, na ocasião, representou a diretora da Escola Judicial, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, e destacou a relevância do curso para o fortalecimento institucional. Segundo ele, magistrados(as) e servidores(as) são o principal motor dos resultados do Tribunal, e o aprimoramento no Prêmio CNJ de Qualidade vai além do reconhecimento simbólico.
“Melhorar nossa posição no Prêmio CNJ é uma questão de demonstrar a qualidade do trabalho que já realizamos. Trabalhamos muito, temos servidores de excelência, mas esses números ainda não estão aparecendo no prêmio. O objetivo do curso é justamente evidenciar esse esforço”, afirmou.
Também presente na abertura, o presidente do TRT-SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, reforçou que a busca por melhores resultados representa um compromisso com a sociedade sergipana e com a excelência da Justiça do Trabalho. O magistrado reconheceu o empenho de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as), mas ressaltou a necessidade de alinhar desempenho e indicadores institucionais.
“Ganhar o prêmio é demonstrar à sociedade sergipana que a Justiça do Trabalho cumpre um papel de excelência. Se trabalhamos muito e os números não aparecem, precisamos agir e entender o que está acontecendo com o nosso Tribunal”, declarou.
Na ocasião, o presidente anunciou a assinatura do Ato SGP.PR nº 003/2026, que institui a concessão de folgas compensatórias como medida de incentivo aos servidores(as) ocupantes de cargos efetivos, cargos exclusivamente em comissão e cedidos de outros órgãos, em exercício no Tribunal, vinculando o benefício ao desempenho do TRT-SE no Prêmio CNJ de Qualidade. A norma prevê a concessão de uma folga para o selo prata, duas para o selo ouro e três para o selo diamante.
Treinamento
O treinamento é ministrado pelo servidor Renan Cartaxo Marques Duarte, do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (PB), que explicou que a programação contempla a apresentação detalhada dos critérios de avaliação do Prêmio CNJ de Qualidade, a análise dos principais pontos críticos no desempenho do Tribunal no ano anterior e a proposição de estratégias para correção de falhas e aprimoramento dos resultados.
“Será uma abordagem completa, com contextualização histórica do prêmio, suas metodologias e as estratégias adotadas pelo Tribunal nos últimos anos, trazendo a mensagem de que é possível modificar a rota e melhorar o desempenho, especialmente no eixo de produtividade, que foi um dos maiores gargalos para alavancar nossos resultados”, destacou.
Confira aqui a programação completa
Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)












