• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

DSC_0667.JPG

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Ejud-20) realizou, nos 14 e 15 e 16 e 17 de julho de 2026, em duas turmas distintas, o curso “Google Workspace: noções básicas”, destinado a servidores(as) que atuam em todas as unidades do Tribunal.

A capacitação teve como objetivo apresentar os conceitos fundamentais da suíte de colaboração Google Workspace, promovendo a familiarização com a plataforma e suas principais funcionalidades, com foco na praticidade e na colaboração online.

O curso ocorreu no Laboratório de Informática da Ejud-20, com duas turmas, cada uma realizada em dois dias consecutivos, das 8h às 12h, com carga horária de 8 horas cada, contemplando ao todo 25 servidores(as) capacitados.

As atividades combinaram exposições teóricas e exercícios práticos, permitindo aos participantes conhecer e utilizar os recursos da ferramenta voltados à colaboração e ao gerenciamento de arquivos. 

Durante o curso, foram apresentadas as principais funcionalidades do Google Workspace, abrangendo os fundamentos e organização da plataforma, ferramentas de colaboração em tempo real e recursos adicionais, que englobam a simulação integrada de agendamento de reuniões no Google Agenda, envio de arquivos via chat e realização de videoconferências.

DSC_0428.JPG

A capacitação, fruto de uma parceria entre a Escola Judicial e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), teve o propósito de difundir o conhecimento e o uso do Google Workspace, suíte que já vem sendo adotada no Tribunal como alternativa ao uso das tradicionais pastas de rede e dos aplicativos do pacote LibreOffice.

O curso foi ministrado pelos servidores Jonathan de Carvalho Luz (Turma 1) e Eduardo Dória Lima (Turma 2), ambos lotados na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), com o apoio do servidor Adolfo Wolf Filho, da Divisão da Escola Judicial, que atuou como monitor de ambas as turmas.

Por Ejud-20