Ejud-20 promoverá curso sobre o Google Workspace para gestores(as)
- Publicado: Terça, 28 Julho 2026

A Escola Judicial do TRT da 20ª Região (Ejud-20) promoverá, nos dias 12 e 13/8/2026 (Turma 1) e 9 e 10/9/2026 (Turma 2), das 8h às 12h, o curso “Google Workspace: visão gerencial”.
A capacitação é fruto de uma parceria entre a Escola Judicial e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O objetivo é capacitar gestores(as), chefes(as), assessores(as) e demais servidores(as) no uso estratégico do ecossistema Google Workspace, estimulando a cultura colaborativa e preparando as unidades para a transição da rede local para o ambiente em nuvem, de modo a otimizar fluxos de comunicação, padronizar a governança da informação setorial e automatizar processos de rotina.
O curso será direcionado a gestores(as) e substitutos(as) das diversas unidades do Tribunal. A capacitação abordará o uso gerencial das principais ferramentas do Google Workspace, com foco na comunicação institucional, organização do trabalho, gestão documental colaborativa, segurança da informação, governança de dados e utilização de recursos de inteligência artificial para aumento da produtividade e apoio à tomada de decisão.
A atividade terá como instrutor o servidor Jonathan de Carvalho Luz, lotado na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), responsável pelas Turmas 1 e 2. O servidor Adolfo Wolf Filho, lotado na Divisão da Escola Judicial, atuará como monitor de ambas as turmas.
PROGRAMAÇÃO
A capacitação abordará os seguintes tópicos:
|
6.1. Módulo 1 – Comunicação Estratégica, Gestão do Tempo e IA (4 horas) a) Gestão eficiente do e-mail e suporte de IA (Gmail + Gemini), contemplando organização estratégica da caixa de entrada, filtros avançados, automação de mensagens e utilização do Gemini para síntese de conversas e apoio à elaboração de minutas e respostas institucionais. b) Gestão do tempo e produção do setor (Google Agenda, Tasks e Keep), abrangendo gerenciamento de agendas setoriais, criação de horários para agendamento, organização de tarefas, acompanhamento de demandas, notas rápidas e checklists compartilhados. c) Comunicação assíncrona e reuniões eficientes (Google Chat, Espaços e Meet), com foco na comunicação institucional, criação de espaços colaborativos, atribuição de tarefas e condução de reuniões híbridas ou remotas. 6.2. Módulo 2 – Governança de Dados, Documentação Colaborativa e Formulários (4 horas) a) Arquitetura de dados, soberania e segurança (Google Drive), abordando organização dos arquivos institucionais, diferenciação entre Meu Drive e Drives Compartilhados, gerenciamento de permissões, compartilhamento seguro e pesquisa avançada. b) Coautoria, padronização e gestão documental (Google Docs, Sheets e Slides), contemplando edição colaborativa, controle de alterações, comentários, histórico de versões e padronização documental. c) Automação na coleta e triagem de informações (Google Forms e Planilhas), incluindo criação de formulários inteligentes, validação de dados, fluxos condicionais e consolidação automatizada das respostas para apoio à tomada de decisão. |
VAGAS E INSCRIÇÕES
Considerando que o curso acontecerá no Laboratório de Informática da Ejud-20, com capacidade limitada, serão oferecidas 15 (quinze) vagas para cada turma:
- Turma 1: dias 12 e 13/8/2026, das 8h às 12h – 8 horas-aula;
- Turma 2: dias 9 e 10/9/2026, das 8h às 12h – 8 horas-aula.
A capacitação está aberta a gestores(as) e substitutos(as) das diversas unidades do Tribunal.
As inscrições estarão abertas até o dia 11/8/2026, para a Turma 1, e até o dia 8/9/2026, para a Turma 2 (ou enquanto houver vagas).
Para inscrever-se, o(a) servidor(a) deverá acessar o SISEJUD, preencher os dados requeridos e escolher o evento:
|
PASSO A PASSO PARA A INSCRIÇÃO NO SISEJUD:
* Link direto para o SISEJUD: https://sigep.trt20.jus.br/ejud/ |
Por Ejud-20












