Barros Levenhagen regulamenta o Sistema de Gestão Orçamentária da JT
- Publicado: Terça, 13 Mai 2025
O Presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Antonio José de Barros Levenhagen, assinou nesta quinta-feira (26), o Ato de implantação e utilização do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (SIGEO), que permitirá que em 2016, pela primeira vez, a JT elabore e apresente sua proposta orçamentária totalmente informatizada e em único sistema.
A solenidade, que ocorreu durante a 9ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), marcou o início da implantação e unificação dos sistemas administrativos no âmbito do Judiciário Trabalhista.
De acordo com Barros Levenhagen, há muitos anos os TRTs apresentam a necessidade de um sistema informatizado para as áreas de orçamento e finanças, que têm a missão de planejar e executar o orçamento anual. “Entretanto, para a elaboração deste orçamento, é necessário o levantamento de informações acerca das demandas de diversas unidades dentro dos TRTs e todo esse processo é realizado manualmente, o que causa morosidade e várias dificuldades no cumprimento dos prazos previstos pela Administração Pública e pelo próprio CSJT”.
Concebido originalmente pelo TRT da 20ª Região (Sergipe), o SIGEO controla o orçamento desde seu planejamento até sua execução, permitindo que qualquer demanda financeira e orçamentária seja tratada no sistema. Para o Ministro Levenhagen, o sistema trará diversos benefícios para a Justiça do Trabalho, além de permitir um melhor gerenciamento do orçamento.
Fonte: CSJT