Ouvidoria apresentou 100% de eficácia no atendimento em 2015
- Publicado: Quarta, 03 Fevereiro 2016
A Ouvidoria do TRT20 recebeu, em 2015, 953 manifestações dos usuários da Justiça do Trabalho em Sergipe. Desse total, 697 foram resolvidas e 265 foram encaminhadas às unidades ou órgãos responsáveis pelos assuntos apresentados.
De acordo com dados do relatório anual da Ouvidoria Regional, todas as manifestações foram registradas e respondidas dentro do prazo. É importante frisar que o período para resposta definitiva ao manifestante é de 10 dias úteis e em 2015 esse prazo teve uma média de 1,55 dias úteis, significando um índice de eficácia de 100% no atendimento da Ouvidoria do TRT da 20ª Região.
A maioria das manifestações registradas na Ouvidoria refere-se à dúvida ou informação, apresentando um percentual de mais de 85% dos atendimentos. Há também registros relacionados à denúncia, reclamação, crítica, sugestão e elogios ao atendimento ou trabalho desenvolvido pelos servidores e magistrados da Justiça do Trabalho.
Segundo a servidora da Ouvidoria Regional, Cynara Rezende, muitas pessoas buscam a Ouvidoria para tirar dúvidas sobre andamento dos processos e isso muitas vezes se deve ao fato dos usuários não possuírem advogados ou não entenderem os procedimentos do processo.
É importante lembrar que todo cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria para tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões. O atendimento pode ser realizado por meio de formulário eletrônico disponível no site do Tribunal, por e-mail, formulário próprio disponível nos prédios do TRT, pessoalmente, por telefone, correspondência ou por meio de audiência com a Desembargadora Ouvidora, Maria das Graças Monteiro Melo.
Em 2016, a Ouvidoria do TRT20 planeja lançar uma cartilha que apresentará todas as informações necessárias para que o cidadão possa acionar os serviços da Ouvidoria Regional do Trabalho da 20ª Região.