Espaço Cultural do TRT recebe nova exposição
- Publicado: Quinta, 12 Fevereiro 2009
![]() |
Segundo o curador Genilson Brito, a exposição tem caráter didático. A proposta é fazer com que as pessoas saibam o que é uma gravura e, também, conheçam algumas técnicas utilizadas na impressão. Genilson explica que gravura é uma denominação genérica de desenhos feitos em uma superfície dura, como pedra, madeira ou metal, por meio de incisões realizadas com ferramentas especiais.
O curador lembra que as pessoas, erradamente, costumam utilizar o termo gravura para definir qualquer reprodução artística em série, mas nem todas são gravuras. Somente as reproduções em série que são assinadas e/ou numeradas pelos artistas devem ser consideradas gravuras. "As demais são simplesmente pôsteres, exatamente por faltar a elas um controle do artista sobre a quantidade impressa e lançada no mercado de arte", ressalta.
Destaque
Dos 17 trabalhos expostos, cinco são xilogravuras em azulejo do mundialmente conhecido José Francisco Borges ou simplesmente J. Borges, considerado o xilogravurista brasileiro mais reconhecido no mundo, mestre da literatura de cordel e artista folclórico celebrado na América Latina. J. Borges já expôs no Texas e na Europa e deu aulas na Universidade do Novo México, além de ter sido o único artista latino americano a participar do calendário da Unicef. Em reportagem publicada, o jornal The New York Times considerou J. Borges um gênio da arte popular brasileira.
Serviço: Exposição 'Grandes Mestres em Gravuras'
Quando: de 12 de fevereiro a 06 de março
Onde: Espaço Cultural do TRT da 20ª Região
Horário de visitação: das 12h às 19h (segunda a quinta) e das 7h30 às 13h30 (sexta)