• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

O Espaço Cultural do TRT de Sergipe está recebendo desde ontem (9/3) a exposição 'Mulheres do Brasil'. A mostra apresenta trabalhos do artista plástico Charles Henry, conhecido por pintar belos retratos de personalidades locais e nacionais.

Segundo o curador do espaço Genilson Brito, servidor do TRT, a exposição é uma homenagem do Tribunal do Trabalho ao Dia Internacional da Mulher. Sete mulheres, entre elas a cantora Ivete Sangalo, a atleta Mariana Dantas e a jornalista Maria Franco, são retratadas pelo artista. "Temos duas obras inéditas, que são os retratos das desembargadoras Graça Melo, atual presidente do TRT, e Suzane Faillace', revela Genilson.

Natural de Alagoinhas (BA), Charles Henry descobriu aos sete anos de idade sua vocação para as artes plásticas. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1990, a convite do Shopping Riomar, e desde então tem participado de vários concursos nacionais ficando sempre em boa colocação. O artista plástico participou também de várias exposições coletivas nas galerias Álvaro Santos e J. Inácio, além de ter realizado duas exposições individuais no Shopping Jardins.

Retrato

Na opinião de Teixeira Coelho, Curador do Museu de Arte de São Paulo, o retrato é talvez o mais poderoso gênero da história das artes visuais e sua presença se estende desde o século 270 a.C. até os dias atuais. Entende-se por retrato a imagem em duas ou três dimensões de uma pessoa real, seja desenhada, pintada, gravada, esculpida ou fotografada, podendo abranger somente a cabeça, mostrá-la juntamente com uma parte do corpo, ou ainda, a pessoa por inteiro.

Fotos: Ascom_TRT20