• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Durante o primeiro dia do XI Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho foram discutidos inúmeros temas relevantes para a área trabalhista.

A palestra sobre “Direitos Sociais nas Relações de Trabalho”, foi proferida pelo Ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues. A mesa foi presidida pelo Desembargador do TRT20 Jorge Antônio Andrade Cardoso, o qual ressaltou a importância do tema na atualidade.

O vice-presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano, abordou o tema “O princípio da cooperação processual no novo código de processo civil: horizonte e possibilidade”. Para a Presidente da AMATRA XX, Flávia Moreira Guimarães Pessoa, que presidiu a Mesa, o tema é de suma importância dentro das discussões que estão ocorrendo a partir da edição do novo CPC.

O Desembargador do TRT20 Thenisson Santana Dória, juntamente com a Professora Doutoura Claudiene Santos, falaram sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero no âmbito da Justiça.

Em sequência, o Desembargador-presidente do TJSE, Luiz Antônio de Araújo Mendonça, presidiu a mesa do Conselheiro do CNJ, Gustavo Tadeu Alkmin, que tratou do Processo Judicial Eletrônico.

Finalizando o dia de intensos debates, os juizes Ariel Salete Moraes Júnior e Carlos João de Gois Júnior, juntamente com o Conselheiro Federal da OAB Arnaldo Machado, discutiram os reflexos do novo CPC no Processo do Trabalho.

De acordo com o Coordenador do Curso de Direito da Universidade Tiradentes, José Eduardo de Santana Macedo, a palestra foi muito proveitosa porque tocou nos mais relevantes aspectos da aplicação subsidiária do NCPC no Processo do Trabalho.

O XI Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho segue durante todo o dia de hoje, 21/10, com diversos painéis e palestras dos Ministros do TST, Claúdio Mascarenhas Brandão e Augusto César Leite de Carvalho.