Dados da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação Externa são apresentados no TRT20
- Publicado: Terça, 13 Dezembro 2016
Na última segunda-feira, 12/12, na Sala Sessões do TRT da 20ª Região, aconteceu a divulgação dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação Externa, realizadas no período de 22/08 a 09/09/2016.
As pesquisas, realizadas em parceria com a ÚNICA Soluções Estratégicas, objetivaram mensurar o nível de satisfação de servidores, magistrados, advogados e usuários, diagnosticando os fatores que mais influenciam a satisfação interna e externa.
Participaram da pesquisa de Satisfação Externa 400 usuários (pessoas que utilizam a Justiça do Trabalho na qualidade de reclamante, reclamado ou testemunha), além de 400 advogados, que responderam questionários estruturados e definidos previamente pela Assessoria de Gestão Estratégica do Tribunal.
O fator de satisfação externa que mais se destacou positivamente no ano de 2016 foi o atendimento, com um índice de 82% e 85% de satisfação, entre advogados e usuários, respectivamente. Com relação as Varas do Trabalho, a qualidade dos servidores e a organização geral obtiveram os maiores índices de avaliação.
Outros fatores como o Processo Judicial Eletrônico, a Ouvidoria e a informatização, que também foram objeto de análise nesta Pesquisa, foram registrados como positivos. O índice geral de satisfação entre os usuários foi de 72,8% e de 72% entre os advogados.
Os índices superiores a 70% ultrapassam a meta do PEP para a satisfação externa de 2016.
Pesquisa de Clima Organizacional
A pesquisa de clima organizacional, que também ocorreu no período de 22/08 a 09/09/2016, esteve voltada para todos os servidores e magistrados. A participação era espontânea, voluntária e individual.
Seis fatores, dentre os 10 componentes do índice de clima organizacional, ultrapassaram a Meta do PEP 2016. Mais uma vez, o relacionamento com o gestor da Unidade foi o fator que mais se destacou, atingindo 84,3% de satisfação, seguido do fator ambiente e condições de trabalho, com 80,2%. Desde 2013 o relacionamento com o gestor da Unidade é o fator mais bem avaliado da Pesquisa de Clima Organização.
A pesquisa mostra ainda que o impacto negativo do Pje no Clima vem reduzindo, o que demonstra a sua evolução como ferramenta de trabalho.
O índice geral de satisfação entre servidores e magistrados em 2016 atingiu 75,8%, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao ano de 2015.
A partir dos dados da pesquisa, o Tribunal dispõe de fonte segura para a priorização das ações visando à melhoria dos serviços prestados à sociedade e ao estabelecimento de um ambiente de trabalho saudável e satisfatório.
O presidente do TRT20, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, disse que este é o momento de reconhecer o grande trabalho e a força moral da equipe do TRT da 20ª Região que, mesmo diante das adversidades, obteve resultados positivos na Pesquisa de Clima. “Nós mostramos, apesar de todas as adversidades e de dois anos extremamente difíceis, que temos condições e energia moral para reagir”, disse o desembargador presidente.
Confira aqui os principais resultados da Pesquisa de Satisfação Externa e da Pesquisa de Clima Organizacional 2016.
Fotos: Layanna Machado/Ascom