• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TRT20, receberam nesta quinta-feira, 11/05/2017, a equipe de tecnologia do Banco do Estado de Sergipe – Banese. A equipe do Banese esteve no Tribunal para conhecer a ferramenta Docker, que vem sendo utilizada pelo regional.

Segundo o servidor da SETIC, Eduardo Doria Lima, o TRT20 está implantando a nova filosofia DevOps nas equipes de TI. Isso pode aumentar a agilidade com mudanças, facilitando também a comunicação entre os membros e estreitando a conexão entre equipes de desenvolvimento e de infraestrutura.

“A implementação com sucesso da nova cultura de trabalho (DevOps) necessita de algumas ferramentas. O Docker é uma dessas ferramentas. Com ele é possível isolar as aplicações em contêineres que funcionem de forma independente e isolada. Isso possui diversas vantagens, uma delas é a padronização do ambiente (desenvolvimento, homologação e produção), pois a mesma imagem da aplicação é executada em todos ambientes sem que haja mudança”, explicou o Eduardo Doria.

De acordo com o superintendente de tecnologia do Banese, Ícaro Rogério Gomes Ramos, o objetivo da equipe de TI do banco, é aprender com a experiência que o TRT20 tem com o uso da ferramenta Docker e, baseado nisso, poder implantar na instituição bancária.

“O TRT20 implantou a ferramenta Docker, que ajuda bastante no processo de desenvolvimento de sistemas e também na otimização do ambiente de produção de tecnologia. Como essa ferramenta já foi implantada com sucesso no Tribunal, inclusive outros regionais estiveram aqui para conhecer essa solução, nós viemos hoje para conhecer melhor a ferramenta, além de promover uma troca de ideias entre as equipes técnicas no TRT e do Banese”, disse Ícaro Ramos.

Participaram da reunião de apresentação da ferramenta Docker o secretário de tecnologia da informação e comunicação, Marcos Xavier Almeida Barretto e os servidores da SETIC, Rozana Alves Farani Farias, Eduardo Doria Lima, Bruno Lins Alves e Marcelo Ricardo de Aragão Batista.