3ª Semana Nacional de Conciliação é destaque no programa Conciliando
- Publicado: Terça, 30 Mai 2017
No programa Conciliando exibido na última sexta-feira (26) o destaque foi a 3ª Semana Nacional de Conciliação, que foi realizada entre 22 e 26 de maio. O programa abordou o espaço de conciliação criado no Centro Judiciário de Método Consensual de Solução de Disputas (Cejusc) do Tribunal Regional da 8ª Região (PA). O “Quintal da Conciliação” foi decorado reproduzindo um jardim, que é um local usado na região Norte para conversas e reflexões. Na sede do regional em Belém já foram realizadas 800 audiências.
No quadro de entrevistas, você confere uma conversa com o coordenador do Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional da 7ª Região (CE), desembargador Antônio Parente. Ele também é membro da Comissão Nacional de Promoção a Conciliação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e falou sobre como foram pautados os processos para a 3ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-CE e como a conciliação é eficiente para o julgamento dos processos.
O Giro da Conciliação destaca o acordo firmado entre um trabalhador e o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), parte da dívida da empresa será paga com leitões. Se de um lado chega-se a um acordo com pagamento em leitões, do outro, grandes instituições financeiras também foram convidadas para a 3ª Semana Nacional da Conciliação. No Tribunal Regional da 1ª Região (RJ), foi homologado um acordo de R$ 1 milhão do banco Itaú. Além disso, o TRT1 vai criar um Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec).
Na “Dica do dia” o juiz do trabalho Rogério Neiva explica se o juiz ou conciliador pode obrigar uma pessoa a fazer um acordo.
O Conciliando é uma produção da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, ligada à Vice-Presidência do CSJT, em parceria com a Rádio TST. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 15h30, na Rádio Justiça (104.7 FM), com reprise aos sábados e domingos às 9h30. O programa também pode ser acessado pelo site www.csjt.jus.br/programa-conciliando.
Fonte: CSJT