• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A noite do último sábado (14) marcou a abertura oficial da VIII Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho. O evento, realizado na área verde do Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju/Sergipe, reuniu cerca de 800 atletas que estão disputando jogos nas modalidades: xadrez, vôlei, volei de praia, tiro, tênis de mesa, tênis de campo, pesca, natação, judô, handebol, futsal, futevolei, futebol society, futebol de mesa, dominó, damas, ciclismo, basquete e atletismo. A integração entre magistrados e servidores do Judiciário Trabalhista durou mais de quatro horas e foi emocionante.

A solenidade de abertura dos jogos foi iniciada com a entrada das bandeiras dos estados participantes, trazidas pelos atletas da Federação Sergipana de Karatê Oficial. Em seguida, houve o desfile das delegações entrando em ordem alfabética as delegações de: Alagoas, Amazonas e Roraima, Brasília/TST, Ceará, Distrito Federal e Tocantins, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Amapá, Paraíba, Paraná, Pernambuco/Astra 6, Pernambuco/Grude 6, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre e Sergipe.  Antecedendo à execução do hino nacional brasileiro, feita pela Orquestra Sanfônica de Sergipe, o pelotão de bandeiras do município do Carmópolis conduziu os pavilhões do Brasil, de Sergipe e da Anastra.

Um dos momentos mais esperados foi à condução da chama que traduz a fé do atleta, realizada pela servidora Ana Maria Teles Fortuna, do TRT do Ceará, sede da olimpíada de 2008. A tocha foi entregue ao atleta José Cleonâncio de Santana Macedo, integrante da delegação sergipana.  Os servidores Erivânia Aparecida Lima Santos e Sérgio Santana de Matos, também do TRT de Sergipe, fizeram, respectivamente, o juramento do atleta e a leitura da mensagem de boas vindas da ANASTRA e da ASTRA XX. A cerimônia contou ainda com a participação do Coral 20ª Voz, regido pela maestrina Daniela Faber e integrado por servidores do Tribunal do Trabalho de Sergipe.

A mesa de abertura dos trabalhos foi formada pelo presidente da ASTRA XX, José Cleonâncio de Santana Macedo, por Alexandre Moreira Gouveia Santos, presidente da ANASTRA, pelos desembargadores do TRT de Sergipe,  Maria das Graças Monteiro Melo (presidente),  Jorge Antônio Andrade Cardoso (vice-presidente) e Augusto César Leite de Carvalho, pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, pelos secretários de Estado José Macedo Sobral (Trabalho) e Maurício Pimentel (Esporte e Lazer) e pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Raimundo Cezar Britto Aragão.

Fotos: Evandro Barbosa